O mês de janeiro denominado pela saúde de “Janeiro Branco”, dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, foi marcado por ações da equipe de humanização e o Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT voltadas ao cuidado humanizado e à valorização dos colaboradores, reconhecendo que quem cuida também precisa ser cuidado.
A iniciativa reforça um olhar sensível e responsável sobre o tema, especialmente diante dos dados nacionais que mostram a dimensão do desafio. Segundo informações do Ministério da Saúde, milhões de brasileiros convivem com algum tipo de transtorno mental, como ansiedade, depressão e transtornos relacionados ao estresse. O país figura entre os que apresentam maiores índices de ansiedade no mundo, além de registrar crescimento contínuo no uso de medicamentos psicotrópicos e antidepressivos, evidenciando que o sofrimento mental é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano da população e dos ambientes de trabalho.
Diante desse cenário, o SSA Contagem promoveu, nos dias 21 e 22 de janeiro, uma programação especial de palestras voltadas exclusivamente aos colaboradores, com foco na saúde mental no ambiente de trabalho, prevenção ao adoecimento psíquico e fortalecimento do autocuidado.
No dia 21, a palestra foi ministrada pelo Dr. Ivan Salomão, médico do trabalho e psicólogo do SSA Contagem, e pela Dra. Lara Delgado, que abordaram temas como prevenção, autocuidado, empatia no ambiente profissional e a importância de romper estigmas relacionados à saúde mental.
De acordo com o Dr. Ivan Salomão, a ação representa um avanço concreto na valorização dos profissionais e na construção de uma cultura de cuidado dentro da instituição. “Essa palestra serve para divulgar cada vez mais a saúde mental e não o adoecimento, que normalmente é o foco. Tem que desmistificar que a saúde mental é algo de outro mundo, é algo que vai acontecer só com o outro e não comigo. E principalmente para focar na prevenção. Nós estamos falando aqui de como manter uma mente e corpo saudável, para trabalhar com mais qualidade. Muitas vezes o colaborador tem medo de chegar até nós por estigma, preconceitos, ou acham que não estão doentes, que é algo que vai passar, sendo que precisam de apoio. Então, essa palestra veio para quebrar preconceitos e entender que isso é mais normal do que parece”.

A Dra. Lara Delgado também destacou a importância de ampliar o olhar sobre o conceito de saúde mental, indo além do adoecimento e fortalecendo a cultura do autocuidado e da responsabilidade coletiva. “Nós palestramos hoje sobre como a saúde mental não abarca apenas o adoecimento, mas o autocuidado. Nós vemos hoje que cuidar de si é cuidar do coletivo, cuidar do conjunto, e isso é muito mais do que um luxo, é uma obrigação”.

Dando continuidade às ações do “Janeiro Branco”, no dia 22 a psicóloga Cynthia Helena Marchesotti, profissional da rede SUS Contagem, que conduziu uma reflexão sobre os impactos do trabalho em saúde na saúde mental dos profissionais e a importância de ambientes mais humanizados. “No cotidiano, os profissionais de saúde lidam constantemente com o sofrimento humano, a dor, as incertezas e as perdas, além da sobrecarga de trabalho. Ambientes de trabalho humanizados valorizam e acolhem todas as pessoas envolvidas no cuidado. Gestores, profissionais e usuários, considerando suas histórias, sentimentos, pensamentos e necessidades. Ao promover espaços de escuta e fala, incentivar o trabalho em equipe, reduzir práticas autoritárias e relações violentas, além de estimular o sentimento de pertencimento, a Política Nacional de Humanização contribui para que todos se sintam fortalecidos na produção do cuidado em saúde”.
Ações que reafirmam o cuidado
Mais do que uma campanha pontual, a iniciativa se insere em uma política institucional de humanização, valorização das pessoas e cuidado contínuo, criando ambientes mais saudáveis, empáticos e acolhedores para quem trabalha e para quem é atendido.
O SSA Contagem reafirma seu compromisso não apenas com o cuidado dos pacientes, mas também com o cuidado de quem cuida. Uma gestão que acredita que saúde de qualidade começa pelo respeito, pela valorização humana e pela construção de relações mais saudáveis no ambiente de trabalho, fortalecendo uma atuação cada vez mais humanizada, responsável e comprometida com uma saúde melhor para todos.