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SSA Contagem
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FAQ / Perguntas e Respostas Frequentes
Atendimento no Hospital, Maternidade e UPAs de Contagem
Onde tiro dúvidas sobre UBS, zoonoses, injeções ou vacinas?

Para dúvidas sobre injeções ou vacinas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Se a sua dúvida for sobre outros serviços do SUS em Contagem, que não envolvem o Hospital, a Maternidade ou as UPAs, entre em contato com a Ouvidoria SUS:
0800 283 2947
portal.contagem.mg.gov.br

Onde aplicar vacina antirrábica ou soro antiofídico (escorpião ou animais)?

Durante a semana (horário comercial): procure a UBS de referência.
Fins de semana, feriados ou à noite: atendimento na UPA JK ou no Complexo Hospitalar.

Tenho um parente desaparecido. Como saber se ele está internado?

Por sigilo, essa informação só pode ser dada presencialmente, com documento de identificação.

Posso receber notícias de um paciente por telefone?

Não. As informações são dadas apenas durante o boletim médico presencialmente.

Posso saber o nome ou o contato do médico que me atendeu?

Não fornecemos nomes, contatos ou escalas individuais. O atendimento é garantido pela equipe de plantão.

Posso falar com nutricionista, assistente social fisioterapeuta ou outro professional de saúde por telefone?

Os atendimentos desses profissionais são presenciais e realizados conforme orientação da equipe de cuidados.

Preciso da declaração de acompanhamento. Como solicito?

Solicite a declaração de acompanhamento à enfermagem no início do plantão (troca de plantão: 7h às 19h | 19h às 7h). Caso o acompanhante permaneça mais de 24 horas, deverá solicitar a declaração para as duas equipes - dia e noite.

Não sou de Contagem, consigo atendimento nesta unidade?

O atendimento no Hospital, Maternidade e UPAs de Contagem é 100% SUS e garantido a todo usuário que buscar atendimento de urgência e emergência.

Preciso de atendimento médico. Como podem me ajudar?

Para receber atendimento médico, o usuário deve ir presencialmente até a unidade de referência. Sugerimos que procure um serviço de saúde para avaliação. Em caso de situações não urgentes, procure a UBS mais próxima. Já em caso de emergência, como febre alta, dor forte, acidentes ou outros problemas súbitos, procure a UPA mais próxima.

Quando procurar a UPA ou a UBS?

Em caso de situações de saúde não urgentes, procure a UBS mais próxima. Já em caso de emergência, como febre alta, dor forte, acidentes ou outras situações que não podem esperar pelo atendimento da UBS, procure a UPA mais próxima.

Tenho dúvidas sobre consulta de rotina, vacinação, renovação de receitas ou acompanhamento de doenças.

Caso não tenha sido internado no Hospital ou Centro Materno Infantil de Contagem, procure a UBS mais próxima da sua casa para essas informações.

Qual o tempo médio de espera?

O tempo de espera é informado presencialmente, pois varia conforme o número de pessoas em atendimento ou em aguardo. Ressaltamos que a prioridade de atendimento é estabelecida de acordo com a gravidade de cada caso, seguindo o protocolo de classificação de risco.

Demora muito para receber atendimento no Hospital, Maternidade e UPAs de Contagem?

O tempo de espera varia conforme o número de pessoas em atendimento ou em aguardo. Ressaltamos que a prioridade de atendimento é estabelecida de acordo com a gravidade de cada caso, seguindo o protocolo de classificação de risco. Se o paciente for classificado com a cor verde, de acordo com o motivo que o trouxe a unidade, ele vai aguardar mais tempo do que uma pessoa que for classificada com a cor amarela, por exemplo, segundo os critérios do Protocolo.

É cobrado por algum exame ou atendimento?

Não. O atendimento no Hospital, Maternidade e UPAs de Contagem é 100% SUS, gratuito e não faz nenhum tipo de atendimento particular.

O Hospital ou Maternidade realiza agendamento de consultas com médicos especialistas?cialidade?

Não. Os médicos especialistas do Hospital e Maternidade de Contagem atendem exclusivamente os pacientes internados. Para agendar atendimento com médicos especialistas, os usuários devem procurar a UBS mais próxima a sua residência e agendar a consulta.

Qual UPA devo procurar em Contagem para atendimento pediátrico?

Em Contagem, são realizados atendimentos pediátricos nas UPAs Industrial, Ressaca e Vargem das Flores. A UPA Petrolândia e JK não são referências para este atendimento. Todas as UPAs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, oferecendo atendimento de urgência e emergência.

Qual UPA de Contagem devo procurar para atendimento de cirurgia?

São realizados atendimentos de cirurgia geral nas UPAs JK, Industrial, Ressaca e Vargem das Flores. A UPA Petrolândia não é referência para este atendimento. Todas as UPAs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, oferecendo atendimento de urgência e emergência.

Qual UPA de Contagem devo procurar para atendimento de ortopedia?

Em Contagem, são realizados atendimentos de ortopedia apenas na UPA JK. Todas as UPAs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, oferecendo atendimento de urgência e emergência.

Quais atendimentos consigo encontrar nas UPAs?

Conheça os tipos de atendimento das UPAs:
UPA JK - Clínica médica, odontologia, cirurgia geral
UPA Industrial - Pediatria, ortopedia, cirurgia geral
UPA Ressaca - Clínica médica, pediatria, cirurgia geral
UPA Vargem das Flores - Clínica médica, pediatria, cirurgia geral
UPA Petrolândia - Clínica médica

Qual UPA devo procurar para atendimento clínico?

São realizados atendimentos clínicos nas UPAs JK, Ressaca, Vargem das Flores e Petrolândia. A UPA Industrial não é referência para este atendimento. Todas as UPAs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, oferecendo atendimento de urgência e emergência.

Quais documentos preciso levar para a internação?

Documento de identidade com foto, CPF, carteira de gestante/pré-natal e todos exames realizados na gestação.

Posso ter um acompanhante durante o trabalho de parto e parto?

Sim, conforme a Lei do Acompanhante (Lei nº 14.737/2023), que garante o direito de toda mulher a ter um acompanhante de sua escolha em qualquer procedimento médico, exame, consulta ou internamento.

É possível ter plano de parto?

Sim, a gestante pode apresentar suas preferências (posição, analgesia, clampeamento tardio, contato pele a pele etc.), que serão respeitadas dentro das condições de segurança.

Oferecem analgesia (anestesia) para o parto normal?

Sim, quando desejado pela paciente, em concordância do profissional que acompanha o parto, assegurando a segurança da mãe e bebê.

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Pacientes, acompanhantes e visitantes
Quero informações sobre o atendimento de um paciente

Informações sobre procedimentos, resultados ou transferências só podem ser fornecidas presencialmente pela equipe responsável pelo seu atendimento.

Quero falar com o coordenador da unidade de atendimento que está o meu familiar

Agendamentos com a equipe de coordenação devem ser feitos presencialmente, durante os boletins médicos. Não passamos informações sobre pacientes por outros meios de atendimento.

Gostaria de saber se uma determinada pessoa está internada nesta unidade.

Por sigilo e privacidade, não podemos informar sobre internações específicas. Familiares autorizados devem entrar em contato presencialmente com a equipe da unidade.

Tenho um parente desaparecido, queria saber se deu entrada nesta unidade.

Por sigilo e privacidade, não podemos informar sobre internações específicas. Familiares autorizados devem entrar em contato presencialmente com a equipe da unidade.

Gostaria de receber notícias de um paciente.

Por sigilo e privacidade, não podemos dar notícias sobre o paciente por este meio de contato. Familiares autorizados devem entrar em contato presencialmente com a equipe da unidade.

Me ligaram desta unidade pedindo para levar documentos do paciente internado. Do que se trata?

Solicitamos documentos para garantir a identificação correta do paciente e seguir os protocolos de segurança e atendimento.

Quais os horários de visita?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Quantos visitantes podem visitar o alojamento conjunto?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Quantos visitantes podem entrar?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

A partir de qual idade pode entrar para visitar o paciente?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

A partir de qual idade o paciente tem direito à acompanhante?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Em quais casos o paciente tem direito à acompanhante?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Qual o horário de troca de acompanhante?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

O familiar quer levar uma criança para visitar um paciente internado. Como proceder?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Quais os horários de visita?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Quantos visitantes podem entrar?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

A partir de qual idade pode entrar para visitar o paciente?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

A partir de qual idade o paciente tem direito à acompanhante?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Em quais casos o paciente tem direito à acompanhante?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Qual o horário de troca de acompanhante?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

O familiar que levar uma criança para visitar um paciente internado. Como proceder?

Acesse a Área do Paciente no site www.ssacontagem.com.br e encontre as informações atualizadas sobre as visitas e trocas de acompanhantes do Hospital, Maternidade e UPAs.

Posso levar um alimento para o paciente?

A entrada com alimentos nas unidades somente poderá ocorrer com a autorização por escrito de nutricionista da unidade. A unidade de saúde oferece refeições aos pacientes internados e acompanhantes. Para segurança do paciente não é permitido oferecer a eles alimentos e bebidas não previstas na dieta proposta. Colabore evitando a proliferação de bactérias e, consequentemente, a infecção hospitalar.

Posso levar um travesseiro, toalha, lençol para o paciente?

Para segurança do paciente não é permitido a entrada com roupas de cama ou de banho. A unidade de saúde oferece este material durante a internação do paciente. Colabore evitando a proliferação de bactérias e, consequentemente, a infecção hospitalar.

Gostaria de falar com a assistente social/nutricionista/médico/...

O atendimento com os profissionais da assistência acontece somente de forma presencial e conforme orientado pela equipe de cuidados do paciente. Procure a unidade para ser atendido.

O que posso levar para o paciente internado ou acompanhante?

É permitida a entrada com item de higiene pessoal. Outros objetos como roupas de cama e de banho, alimentos, bebidas, ventiladores, flores, caixas de som, TV, objetos perfurocortantes ou materiais eletrônicos não são autorizados. Colabore com a segurança dos pacientes, evitando a proliferação de bactérias e, consequentemente, a infecção hospitalar.

O que não posso levar para o paciente internado ou acompanhante?

É permitida a entrada com item de higiene pessoal. Outros objetos como roupas de cama e de banho, alimentos, bebidas, ventiladores, flores, caixas de som, TV, objetos perfurocortantes ou materiais eletrônicos não são autorizados. Colabore com a segurança dos pacientes, evitando a proliferação de bactérias e, consequentemente, a infecção hospitalar.

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Cirurgias
Vou fazer uma cirurgia preciso estar em jejum?

Sim. Para maiores orientações sobre procedimentos cirúrgicos entre em contato com a Central de Marcação de Cirurgias pelo WhatsApp: (31) 98229-1861. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios. Gentileza não insistir.

Vou fazer uma cirurgia preciso de acompanhante?

No caso de menor de idade e idosos (a partir de 60 anos), é obrigatório a presença do acompanhante. Nos demais casos, será orientado pela equipe médica sobre a obrigatoriedade do acompanhante de acordo com o procedimento a ser realizado. Fale com o setor do ambulatório pelo WhatsApp: (31) 98229-1861. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios. Gentileza não insistir.

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Ambulatório
Tenho dúvidas sobre consulta marcada. Com quem posso falar?

Fale com o setor do ambulatório pelo WhatsApp: (31) 98229-1861. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios. Gentileza não insistir.

Tenho uma consulta. Preciso de acompanhante?

No caso de menor de idade e idosos (a partir de 60 anos), é obrigatório a presença do acompanhante. Nos demais casos, será orientado pela equipe médica sobre a obrigatoriedade do acompanhante de acordo com o procedimento a ser realizado. Fale com o setor do ambulatório pelo WhatsApp: (31) 98229-1861. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios. Gentileza não insistir.

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Doação
Quero realizar doações de roupas, brinquedos, livros, dentre outros, como devo proceder?

Agradecemos a sua atitude solidária, é muito importante pra nós! Basta entrar em contato: (31) 98201-0835 (WhatsApp) | [email protected]

Quero participar de alguma ação como voluntário no Complexo Hospitalar, como devo proceder?

O Programa de Voluntariado do Hospital Municipal e Maternidade de Contagem incentiva ações de cidadania e solidariedade por meio de atividades voluntárias de grupos, instituições de ensino e empresas.
Entre em contato: (31) 98201-0835 (WhatsApp) | [email protected]

Quero fazer uma visita religiosa, como devo proceder?

O Programa de Visitas Religiosas do Hospital Municipal, Maternidade de Contagem e UPAs é regido pelo setor de Humanização.
Entre em contato: (31) 98201-0835 (WhatsApp) | [email protected]

Quero ser um doador do Hospital Municipal de Contagem. O que devo fazer?

O Hospital Municipal e Maternidade de Contagem possuem diferentes serviços de atendimento hospitalar e projetos para uma experiência satisfatória do paciente nas unidades. As empresas e pessoas físicas podem contribuir com doações de bens, materiais insumos, destinação do imposto de renda e até dinheiro para a realização de projetos. Para mais informações, entre em contato:
(31) 98201-0835 (WhatsApp) | [email protected]

Sou lactante e gostaria de doar meu leite. Como faço?

Agradecemos a sua atitude solidária! Para doação de leite humano, entre em contato através do telefone: (31) 2538-9296 e escolha a opção 7.

Posso doar meu leite para a maternidade de Contagem?

Toda mulher saudável e em fase de amamentação pode se tornar doadora. O Centro Materno Infantil oferece suporte completo às doadoras, fornecendo os recipientes adequados, máscaras, toucas e orientações detalhadas sobre o processo de coleta. Mulheres interessadas em realizar a doação podem entrar em contato pelo telefone (31) 2538-9296, escolher a opção 7 e informar o desejo de doar. A partir disso, uma equipe técnica prestará todo o suporte necessário.

Gostaria de doar meu leite. Vocês buscam em casa?

Agradecemos a sua atitude solidária! Sim, realizamos coletas domiciliares. Para mais informações sobre a doação de leite humano, entre em contato através do telefone: (31) 2538-9296 e escolha a opção 7.

Gostaria de doar sangue. Como faço?

Cadastre-se no programa Conexão Sangue Bom (https://portal.contagem.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/81811/campanha-conexao-sangue-bom-incentiva-doacao-de-sangue-em-contagem) ou faça o agendamento através do site Hemominas (www.hemominas.mg.gov.br). Ao preecher o formulário, indique a sua doação para o Hospital Municipal de Contagem.

Quais as formas de doação para o Hospital e Maternidade de Contagem?

Entre em contato através dos contatos: (31) 98201-0835 | [email protected]

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Documentos
Como eu faço para pegar a cópia do prontuário do paciente?

Os prontuários são retirados presencialmente após preencher a solicitação. Após o preenchimento da solicitação, o serviço tem até 30 dias úteis para avisar quando o prontuário estará disponível e poderá ser retirado pelo próprio paciente ou representante legal (por procuração ou quando menor de idade).

Como eu faço para solicitar o prontuário do paciente?

A solicitação de prontuário pode ser realizada presencialmente ou através do site do SSA Contagem: www.ssacontagem.com.br, pelo próprio paciente ou representante legal (por procuração ou quando menor de idade).

Solicitei o prontuário, aguardei os 30 dias e ainda não recebi nenhum retorno.

Em caso de dúvidas sobre prontuário, entre em contato através do e-mail: [email protected]

Meu prontuário está pronto?

Em caso de dúvidas sobre prontuário, entre em contato através do e-mail: [email protected]

Gostaria de verificar a veracidade de um atestado emitido pela sua instituição

Dúvidas sobre veracidade de atestados devem ser encaminhadas por e-mail para: [email protected]

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Exames
O Hospital e Maternidade realizam exames?

No Hospital e na Maternidade, os exames são feitos mediante encaminhamento pela atenção especializada ou para pacientes internados.

Quais exames posso fazer no hospital ou na maternidade?

Exames de imagem (raio-x, tomografia, ultrassom), laboratoriais, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, duplex scan e procedimentos específicos como gastrostomia, conforme necessidade clínica. Entretanto os exames são feitos mediante encaminhamento pela atenção especializada ou para pacientes internados.

Preciso de pedido médico para fazer exames?

Sim. Os exames só são realizados mediante encaminhamento pela atenção especializada ou para pacientes internados.

Posso agendar um exame com pedido médico da rede particular?

Não. Os exames só são realizados mediante encaminhamento da rede.

Posso agendar o exame diretamente na unidade?

Não. Os exames são agendados pelo CEAPS, de acordo com a prioridade e a disponibilidade da unidade.

Quanto tempo leva para realizar o exame?

O tempo depende da disponibilidade na unidade e da gravidade do caso. Pacientes internados ou casos urgentes têm prioridade.

Preciso pagar pelo exame?

Não. Todos os exames realizados na rede SUS são gratuitos, desde que tenham pedido médico válido.

Como recebo o resultado do exame?

Os resultados são fornecidos pela equipe responsável de forma presencial. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Centro de Imagens através do WhatsApp: (31) 98434-3659. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios. Gentileza não insistir

Tenho um exame agendado. Preciso de acompanhante?

No caso de menor de idade e idosos (a partir de 60 anos), é obrigatório a presença do acompanhante. Nos demais casos, será orientado pela equipe médica sobre a obrigatoriedade do acompanhante de acordo com o procedimento a ser realizado. Para mais informações sobre realização de exames fale com o Centro de Imagens pelo WhatsApp: (31) 98434-3659. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios.

Tenho dúvidas sobre exame agendado. A quem devo procurar?

Fale com o Centro de Imagens pelo WhatsApp: (31) 98434-3659. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios.

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Formação acadêmica
Como fazer estágio no Complexo Hospitalar de Contagem?

Os acordos de estágio são firmados exclusivamente com as instituições de ensino. A instituição interessada deve entrar em contato com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), por meio do e-mail: [email protected]

Quero fazer uma pesquisa científica no Hospital ou nas UPAS. Como devo proceder?

Encaminhe um e-mail para [email protected], anexando o projeto de pesquisa. Aguarde o retorno do NEPE com as orientações sobre os próximos passos.

Quero propor um projeto de extensão para meus alunos no Complexo Hospitalar de Contagem. O que devo fazer?

Encaminhe um e-mail para [email protected], com a descrição do projeto, incluindo: nome e contato do professor responsável, objetivo do projeto, periodicidade, número de alunos participantes.

Quero fazer estágio de residência no Complexo Hospitalar de Contagem. A quem solicito?

Para Residência Multiprofissional em Saúde, encaminhar solicitação ao e-mail: [email protected]. Para Residência Médica, encaminhar solicitação ao e-mail: [email protected]. O e-mail deve conter: nome da instituição de origem, especialidade, ano de residência (ex.: R1, R2...), período pretendido para a realização do estágio.

Quem pode solicitar visita técnica acadêmica no Hospital ou nas UPAS?

A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo professor ou coordenador da disciplina, por meio do e-mail: [email protected]. Não serão aceitas visitas com menos de 3 alunos ou mais de 15 alunos por visita. Todas as visitas devem ocorrer obrigatoriamente com acompanhamento de professor.

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Formação
Gostaria de me cadastrar no projeto de capacitação de doulas. Como faço?

Para cadastro no Programa Doulas, entre em contato através do telefone: (31) 2538-9296

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Fornecedores
Como faço para participar dos processos de seleção de fornecedores do SSA Contagem?

As inscrições são feitas online, pelo site oficial do SSA Contagem, no menu Compras e Suprimentos. Acesse: www.ssacontagem.com.br

Como funciona o processo de seleção de fornecedores?

É necessário acessar o edital relacionado ao serviço no site oficial do SSA Contagem para maiores informações sobreo processo. Acesse: www.ssacontagem.com.br

Como e quando são divulgados os resultados?

Os resultados são divulgados no site oficial do SSA Contagem. É necessário verificar diariamente o processo, após a entrega dos documentos.

Tenho dúvidas sobre o processo de seleção de fornecedores

Em caso de dúvidas, fale com o setor de Seleção de Fornecedores em: 31 2538-9298 ou 21 98208-2560 (WhatsApp). No WhatsApp não atendemos ligações e áudios o atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez.

Gostaria de fazer uma visita ao setor de compras e apresentar a minha empresa. Como faço?

Para agendamento de visitas com o nosso setor de Compras e Suprimentos, entre em contato através do telefone: 31 2538-9298 ou 21 98208-2560 (WhatsApp).

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Humanização
Perdi um bem pessoal e acho que posso ter deixado aí. Com quem eu falo?

Em caso de perda de objetos procure o setor de Achados e Perdidos:
Entre em contato: (31) 2538-9299 | [email protected]

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Médico
Qual médico está de plantão hoje?

A escala individual não é divulgada; o atendimento é garantido pela equipe disponível, preparada para atender todos os pacientes conforme a necessidade.

Posso escolher meu médico para atendimento?

Não. O atendimento é realizado pelo profissional disponível na unidade no momento, seguindo a prioridade clínica de cada caso.

Meu médico de referência não está na unidade, posso esperar por ele?

O atendimento é prestado pelo profissional disponível e a equipe garante cuidados adequados enquanto o médico de referência não está presente.

Pode me passar o contato do médico que me atendeu?

Não podemos informar o contato pessoal de nenhum trabalhador da Instituição.

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Outros serviços
Como consigo falar na Zoonoses?

Neste canal respondemos apenas pelo Hospital, Maternidade e UPAs de Contagem. Para acessar este serviço faça contato com a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses do Município de Contagem pelo WhatsApp (31) 99257-0013.

Como consigo falar na UBS perto da minha casa?

Neste canal respondemos apenas pelo Hospital, Maternidade e UPAs de Contagem. Para ter acesso aos contatos da UBS mais próxima da sua casa acesse o Portal da Prefeitura de Contagem: https://portal.contagem.mg.gov.br/portal/secretarias-paginas/299/unidades-basicas-de-saude/

Aí aplica injeção ou vacina x?

Para informações sobre vacinas e injeções você deve procurar a UBS mais próxima.

Onde posso aplicar vacina antirrábica ou soro anti ofídico (escorpião) em Contagem?

No caso de vacina antirrábbica e soro antiofídico, em Contagem, o atendimento para casos de agressão por animais suspeitos é feito da seguinte forma: durante a semana, em horário comercial, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para avaliação e acompanhamento. Aos fins de semana, feriados ou fora do horário comercial: o atendimento é feito na UPA JK e no Complexo Hospitalar.

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Ouvidoria
Quero fazer um elogio ou reclamação. Como devo proceder?

Registre a sua manifestação de elogio, reclamação, denúncia ou sugestão através do site: www.ssacontagem.com.br

Quero fazer um elogio ou reclamação e tenho dificuldade de fazer pelo site. Como devo proceder?

Fale com o setor do ouvidoria pelo WhatsApp: (31) 98203-8657. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações. Gentileza não insistir.

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Parcerias e imprensa
Gostaria de fazer uma parceria de divulgação. Quem eu procuro?

Entre em contato com o setor de comunicação: [email protected]

Sou da imprensa e gostaria de uma informação

Entre em contato com o setor de comunicação: 31 98451-5563 | [email protected]

Gostaria de falar com a diretoria do SSA Contagem

Para falar com a diretoria do SSA Contagem, entre em contato através dos contatos: (31) 3353-5303 | e-mail: [email protected]

Quero marcar uma agenda com a diretoria do SSA Contagem. Com quem eu falo?

Para agendamentos com a diretoria do SSA Contagem, entre em contato através do e-mail: (31) 3353-5303 | e-mail: [email protected]

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Pós parto
Quero reagendar consulta ou retorno no Hospital ou Centro Materno Infantil

Fale com o setor do ambulatório pelo WhatsApp: (31) 98229-1861. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios. Gentileza não insistir.

Tive o meu bebê no Centro Materno Infantil de Contagem e gostaria de agendar um procedimento (exame ou vacina).

Fale com o setor do ambulatório pelo WhatsApp: (31) 98229-1861. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios. Gentileza não insistir.

Tive o meu bebê em outro lugar, mas gostaria de agendar um procedimento pela proximidade da minha casa.

Fale com o setor do ambulatório pelo WhatsApp: (31) 98229-1861. O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios. Gentileza não insistir.

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Pré parto
Na maternidade faz registro de nascimento?

Sim, a Maternidade de Contagem possui parceria com o cartório local e oferece serviço de registro civil na própria unidade em horário comercial, sem a necessidade de deslocamento até um cartório.

Como faço para realizar um agendamento para conhecer a maternidade antes do parto?

O agendamento da visita "Mãe Contagense" à Maternidade de Contagem pode ser realizado pessoalmente na Unidade Básica de Saúde.

Posso levar fotógrafa para registrar meu parto?

A permissão para fotografar o parto é feito no momento da entrada da parturiente, uma vez que requer a autorização dos profissionais de plantão no atendimento.

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Processo seletivo
Qual o horário de funcionamento do RH?

O guichê de atendimento do RH do SSA Contagem funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 21h.

Como me inscrevo para os processos seletivos?

As inscrições são feitas online, pelo site oficial do SSA Contagem, no menu Trabalhe Conosco. Acesse: www.ssacontagem.com.br

Quais documentos são necessários para a inscrição?

É necessário acessar o edital no site oficial do SSA Contagem para maiores informações sobre os documentos exigidos. Acesse: www.ssacontagem.com.br

Há taxa de inscrição?

Não são cobradas taxas de inscrição para os processos seletivos do SSA Contagem.

Como sei se minha inscrição foi confirmada?

A confirmação é feita pelo próprio sistema de inscrição, normalmente com envio de e-mail.

Como funciona o processo seletivo?

É necessário acessar o edital no site oficial do SSA Contagem para maiores informações sobre o processo. Acesse: www.ssacontagem.com.br

Como e quando são divulgados os resultados?

Os resultados são divulgados no site oficial do SSA Contagem. É necessário verificar diariamente o processo, após realização do processo.

Os processos seletivos divulgados pelo SSA Contagem são concursos?

Não. Nos processos seletivos do SSA Contagem são ofertadas vagas para contrato CLT.

Tenho dúvidas sobre o processo seletivo

Em caso de dúvidas, fale com o setor de Recrutamento em: (31) 98446-1785 | [email protected] . O atendimento é feito por ordem de mensagem, aguarde a sua vez. Não atendemos ligações e áudios.

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Como acessar
Qual o endereço do Hospital ou Maternidade de Contagem?

O Hospital e a Maternidade estão localizados no endereço:
Av. João César de Oliveira, 4495, Novo Eldorado, Contagem.
Ao lado do Atacadista Assaí, em frente ao Corpo de Bombeiros.

Qual o endereço da UPA JK?

Avenida João César de Oliveira, 780, Eldorado, Contagem

Qual o endereço da UPA Ressaca?

Praça 21 de Abril, Guanabara, Ressaca, Contagem

Qual o endereço da UPA Petrolândia?

Rua Refinária União, 137, Petrolândia, Contagem

Qual o endereço da UPA Vargem das Flores?

Rua Retiro dos Imigrantes, 80, Retiro, Contagem

Qual o endereço da UPA Industrial?

Avenida Maria da Glória, 491, Amazonas, Contagem

Como posso saber as linhas de ônibus para chegar a unidade?

Para se informar sobre o itinerário e horários dos coletivos, acesse o site da Transcon https://www.transcon.contagem.mg.gov.br/portal/servicos/1025/transporte-coletivo/

Aí tem estacionamento?

O Complexo Hospitalar de Contagem tem estacionamento gratuito, entretanto as vagas são destinadas preferencialmente aos profissionais de saúde que atuam na unidade.

Em que situações devo me dirigir ao Hospital Municipal de Contagem?

O Hospital Municipal de Contagem é especializado em Urgência e Emergência, então recebe pacientes transferidos das UPAs, pacientes trazidos pelo SAMU e consultas agendadas com pacientes após a alta da internação.

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Transferência
Meu familiar necessita de internação no CTI e está aguardando vaga, pois não há leito disponível. O que pode ser feito para agilizar esse processo?

Nestes casos em que o paciente aguarda por vaga no CTI, todos os esforços são feitos para agilizar essa vaga. Independente disso o paciente recebe toda a assistência adequada à sua demanda.

Como funcionam as transferências?

As transferências hospitalares ocorrem quando o paciente precisa de um cuidado que não pode ser oferecido na unidade em que está. Assim que a equipe médica identifica a necessidade de transferência hospitalar, o paciente é cadastrado no sistema da Central de Regulação de Leitos e a liberação de vagas passa a ser monitorada diariamente. A transferência depende de critérios definidos pela Central, como gravidade do caso, e da disponibilidade de outros hospitais para receber o paciente e complexidade do atendimento. Por isso não há prazo definido para sua efetivação. Enquanto aguarda vaga, o paciente recebe toda a assistência necessária.

Quem decide se o paciente precisa ser transferido?

A decisão de transferência é tomada pela equipe médica, após avaliação da necessidade de atendimento especializado ou de leito disponível em uma unidade de atendimento específica.

Como solicito transferência para o paciente?

A solicitação é feita exclusivamente pela equipe de atendimento. Assim que a equipe médica identifica a necessidade de transferência hospitalar, o paciente é cadastrado no sistema da Central de Regulação de Leitos e a liberação de vagas passa a ser monitorada diariamente. A transferência depende de critérios definidos pela Central, como gravidade do caso, e da disponibilidade de outros hospitais para receber o paciente e complexidade do atendimento. Por isso não há prazo definido para sua efetivação. Enquanto aguarda vaga, o paciente recebe toda a assistência necessária.

O paciente fica sem atendimento enquanto espera a vaga?

Não. O paciente continua recebendo todos os cuidados necessários na unidade em que está até a liberação da vaga para transferência.

Quanto tempo leva para conseguir a vaga?

O tempo depende da disponibilidade em outros hospitais e do tipo de atendimento necessário, não da equipe do hospital de origem. O monitoramento de liberação de vagas é feita 24h, assim que é liberada pela Central, fazemos contato com os responsáveis pelo paciente.

Como é feito o transporte do paciente?

A transferência é realizada com equipe preparada e transporte seguro fornecida pela nossa unidade de atendimento, garantindo a segurança do paciente durante todo o trajeto.

O que posso fazer enquanto aguardo a transferência?

É importante manter contato com a equipe do hospital para receber informações atualizadas e tirar dúvidas.

Quero mais informações sobre a transferência de paciente

As informações sobre as transferências são fornecidas exclusivamente pela equipe responsável pelo atendimento do paciente.

Sou da Central de Leitos ou do Hospital que está para liberar vaga e preciso falar com o Núcleo Interno de Regulação e Transporte

Entre em contato com o NIRTS através do número: (31) 3352-8832. Importante reforçar que esse contato é exclusivo para tratativas internas e não deve ser fornecido para pacientes e/ou familiares.

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Seta
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