Desde que foi criado, em 2023, o serviço de teleatendimento das UPAs de Contagem vêm contribuindo, significativamente, para a redução do tempo de espera e a eficiência no acolhimento dos usuários. Com isso, e após apresentação da iniciativa no
Seminário Internacional sobre Experiências Inovadoras em Atenção Especializada em Saúde (AES), o serviço também vem ganhando olhares e elogios da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e de órgãos da saúde em outros municípios.
Exemplo disso, é que no mês de junho, a UPA JK recebeu a visita de dois importantes grupos interessados em conhecer melhor o serviço de teleatendimento do Serviço Social Autônomo (SSA) de Contagem.
Ambas as visitas foram prontamente recebidas e conduzidas pela superintendente das UPAs, Priscilla Fazzio e pelos responsáveis da unidade, o gerente MAC Dowel de Araujo, a coordenadora assistencial Ruana Moreira e a referência técnica das UPAs, Jorge Romero. “Ficamos imensamente orgulhosos em receber visitas com a finalidade de conhecer o serviço. Demonstra o reconhecimento da qualidade do trabalho que fazemos e reforça o nosso compromisso em oferecer um atendimento cada vez mais eficiente, ágil e inovador aos pacientes. É gratificante ver que nossos esforços são valorizados e que estamos contribuindo para aprimorar o cuidado com a saúde de outros municípios”, ressalta
.
No dia 11/6, uma equipe da Coordenação Estadual de Atenção às Urgências e Emergências (CEAUE), da SES-MG, esteve na unidade. O objetivo dos profissionais foi conhecer a experiência do serviço, com vistas a identificar boas práticas que possam contribuir com a qualificação da atenção às urgências no estado. Foi apresentado aos visitantes o funcionamento operacional do serviço, os fluxos assistenciais e os resultados obtidos com a utilização dessa estratégia.
“A escolha da UPA JK de Contagem para a visita se deu pelo destaque e inovação do município na implementação do serviço de teleconsulta no âmbito do SUS, considerando ainda a relevância da iniciativa e a sua aplicação e consolidação em um serviço de pronto atendimento”, conta Joyce do Amaral, referência técnica do Programa UPA 24h SES/MG.
A percepção da equipe da CEAUE em relação ao serviço foi positiva, conforme ressalta Henrique Duarte, estagiário do Programa UPA 24h SES/MG “Observamos um modelo estruturado, com definição de protocolos, integração com outros pontos da rede de saúde e uso racional de recursos tecnológicos. O serviço demonstrou potencial para qualificar o atendimento ao usuário, otimizar o tempo de resposta clínica e ampliar o acesso a cuidados médicos, especialmente nos momentos de maior demanda”.
Para Keila de Carvalho, também referência técnica do Programa, a visita atendeu plenamente às expectativas. “Nossa equipe foi recebida de forma acolhedora, com disponibilidade para esclarecimentos e apresentação detalhada do funcionamento do serviço. A troca de experiências foi produtiva e contribuiu para ampliar o conhecimento técnico sobre a implementação de estratégias de teleconsulta no contexto da urgência, fornecendo subsídios importantes para futuras iniciativas no âmbito estadual”, conclui.
Já no dia 17/6 a subsecretária adjunta de saúde de Juiz de Fora, Denicy Chagas e a gerente do departamento de gestão do cuidado Integral à Saúde do município, Natalia de Carvalho estiveram na UPA JK também com o objetivo de conhecer mais sobre o serviço de teleconsulta e o seu impacto no acolhimento e classificação de risco, bem como a contribuição para soluções e organização da demanda assistencial.
“Foi possível perceber que a implantação da teleconsulta na UPA qualifica a linha de cuidado ao integrar suporte clínico e especializado em tempo oportuno, promovendo resolutividade clínica e eficiência assistencial”, destaca Chagas.
Para Natalia de Carvalho “a visita técnica permitiu visualizar a efetividade do modelo e seu alinhamento com as diretrizes de qualificação da atenção nas urgências”.