No dia 30 de agosto, o Complexo Hospitalar de Contagem, composto pelo Hospital Municipal de Contagem (HMC) e pelo Centro Materno Infantil (CMI), celebra 22 anos reafirmando seu papel de referência em saúde pública.
Sob a gestão do Serviço Social Autônomo (SSA) de Contagem desde 2021, a instituição vem ampliando resultados por meio de reformas estruturais, renovação do parque tecnológico, capacitações e processos de planejamento e transparência.
Entre 2022 e 2024, o hospital realizou 32.869 internações, com uma média anual de 10.956 atendimentos. Em 2024, além de superar a meta de 10.800, alcançou 11.282 internações, o que corresponde a uma média mensal de 940 atendimentos, consolidando o crescimento e a eficiência do serviço prestado à população.
As cirurgias registraram crescimento expressivo. Foram mais de 5.100 procedimentos realizados em 2022, contabilizando aproximadamente 6.300 em 2024, representando um aumento de 23%.
Centro Materno: porto seguro de humanização e acolhimento
O Centro Materno Infantil de Contagem (CMI) é referência na assistência à saúde da mulher e do recém-nascido, com ênfase na promoção do parto normal e no cuidado integral. Em 2024, foram realizados mais 3.600 partos na unidade, sendo aproximadamente 2.500 normais e mais de 1.000 cesáreas. Desses, 1.100 foram classificados como de alto risco, correspondendo cerca de 30% do total.
O índice de cesarianas ficou em 31%. Marca abaixo do limite recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 35%, consolidando a unidade como referência regional em parto humanizado.
O Centro Materno Infantil de Contagem desenvolve iniciativas que reforçam o cuidado integral às gestantes e famílias. Entre elas estão o projeto de doulas, que oferece suporte físico e emocional, e o programa “Mãe Contagense”, que promove visitas guiadas ao hospital com orientações sobre parto, cuidados com o recém-nascido e os recursos disponíveis no CMI, fortalecendo a confiança das futuras mães. Integrada à Rede Alyne, a ação é realizada em parceria com as Unidades Básicas de Saúde. Já o programa “Cuidando de Quem Cuida” apoia familiares de pacientes, ampliando a rede de acolhimento e assistência humanizada.
De Minas para todo o país: reconhecimento nacional
A Unidade de AVC, inaugurada em 2022 dentro do HMC, já atendeu mais de 1.300 pacientes, com taxa de 51% de alta direto para casa e média de permanência de apenas três dias. O tempo de resposta para tomografia e início do tratamento do AVC, supera padrões internacionais. A unidade também conquistou prêmios como os títulos Diamonds AVC, certificados internacionais Gold e Platinum da Iniciativa Angels, por excelência no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral.
O HMC também foi o primeiro hospital de Minas Gerais a ser contemplado pelo programa “Cuidados Paliativos no SUS”, do Ministério da Saúde em parceria com o PROADI-SUS.
Estrutura moderna e qualificação profissional
O Complexo dispõe atualmente de 423 leitos, distribuídos entre pronto-socorro, CTI, unidade de AVC, clínica médica e cirúrgica, maternidade, UTI neonatal, pediátrica e ginecológica, além de 29 especialidades médicas e odontológicas e nove áreas de exames de alta complexidade.
Entre as conquistas recentes estão o certificado de excelência da Agência Transfusional, a posse da primeira Comissão de Ética da Enfermagem e a formatura de residentes médicos e multiprofissionais, que reforçam a qualidade técnica e o compromisso com a formação.
Em busca de um sistema de saúde mais acolhedor e moderno, compromissos centrais do SSA Contagem. A diretora assistencial, Renata Soares, destaca a importância de uma gestão comprometida para resultados reais na vida da população. “A gestão de um serviço público eficiente significa oferecer acolhimento humanizado, estrutura atualizada e processos transparentes, sempre guiados pelos princípios do SUS. O nosso desafio diário é transformar recursos em resultados concretos e em benefícios para os cidadãos”.
Com quase três décadas de dedicação ao serviço público, atuando desde o primeiro dia de funcionamento do hospital, a servidora Rejane Braga acompanha de perto a evolução do Hospital Municipal de Contagem. “Melhorias na gestão, no diálogo com os profissionais e nas condições de trabalho têm feito diferença no dia a dia da unidade e, principalmente, na qualidade do atendimento prestado à população”, destaca.
Janete Aparecida também compartilha da mesma opinião. Com duas décadas trabalhando dentro do Centro Materno Infantil CMI ela viu as mudanças se concretizarem e complementarem seu trabalho. "Como colaboradora e cidadã da cidade o que mais me marcou foi a da maternidade, que antes funcionava em um prédio sucateado, com muitos problemas físicos e estruturais. Passar para uma estrutura nova, dentro do Complexo Hospitalar, trouxe mais segurança tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores. Logo depois, vivemos outra grande conquista com a transferência para o prédio atual do CMI. Também acompanhei de perto a reestruturação da rede de urgência e emergência, que melhorou muito o acesso e a qualidade do atendimento à população”, comenta.
No mês em que o Complexo Hospitalar de Contagem celebra seus 22 anos, o SSA Contagem trabalha monitorando os indicadores em tempo real, produzindo relatórios periódicos e auditorias de forma constante. Reafirmando assim, o compromisso com a gestão pública transparente e acessível. Mais do que números, os avanços alcançados traduzem em segurança, acolhimento e qualidade de vida para a população.