O Hospital Municipal de Contagem (HMC) recebeu, na tarde desta terça-feira (26), um gesto de cuidado que faz a diferença, 18 muletas novas, doadas pela ONG Receita Solidária. A iniciativa ajuda a tornar as altas hospitalares mais ágeis e reforça o cuidado humanizado oferecido aos usuários do SUS.
Os doadores visitaram o Complexo Hospitalar de Contagem, onde conheceram as instalações e receberam informações sobre a destinação dos equipamentos de mobilidade. Durante a visita, foi apresentado como as muletas contribuirão diretamente para as altas hospitalares seguras de pacientes que necessitam do recurso para continuidade do tratamento.
De acordo com a gerente do ambulatório e da ortopedia do HMC, Nathália Haib, as muletas serão destinadas, mediante avaliação técnica, a pacientes que precisam do equipamento exclusivamente para viabilizar a alta.

A importância da doação para o fluxo assistencial foi destacada pela gerente do ambulatório. “A ideia é que as muletas sejam disponibilizadas aos pacientes que necessitam do equipamento para a alta hospitalar. Os leitos cirúrgicos possuem alta taxa de ocupação e precisam estar disponíveis rapidamente para que outros pacientes possam ser operados”, explicou.
O presidente da Receita Solidária, Arnaldo Tadeu, destacou o trabalho desenvolvido pela associação. “Somos uma associação formada por auditores fiscais aposentados da Receita Estadual. Hoje somos cerca de 160 associados que contribuem mensalmente, o que garante uma receita média de aproximadamente R$ 15 mil por mês, integralmente destinada a doações”, explicou.
Segundo ele, a atuação da Receita Solidária é voltada, principalmente, ao financiamento de projetos sociais. “Nosso carro-chefe são os projetos. Praticamente financiamos um projeto por mês, no valor de cerca de R$ 15 mil. Todo início de ano lançamos um edital público em nosso site e redes sociais, para que instituições sem fins lucrativos participem. A doação das muletas é uma ação extra, que nos alegrou muito”, completou.
Transparência e compromisso social
A membro do conselho da ONG, Tereza Cecília Lara, também auditora fiscal aposentada, explicou como surgiu a iniciativa de apoiar o Hospital Municipal de Contagem. “Realizamos uma festa beneficente para arrecadação de recursos, apadrinhando cartinhas de Natal, e houve uma sobra. Um colega nosso, o Toninho, que é de Contagem e já parceiro em outras ações solidárias, sugeriu que ajudássemos o hospital. A partir disso, fizemos o primeiro contato e a parceria se concretizou”, relatou.
Tereza Lara reforçou ainda o compromisso da entidade com a transparência. “Temos muita preocupação em empregar bem os recursos arrecadados. Tudo é feito com prestação de contas, conselho fiscal, assembleias, e as informações estão disponíveis em nossas redes”, afirmou.

Segundo a gerente, a iniciativa fortalece princípios fundamentais do SUS. “Propiciar as muletas aos pacientes que não têm condição de adquirir o equipamento é garantir cuidado continuado, tratamento adequado e integralidade da assistência. Ao mesmo tempo, conseguimos liberar o leito para outro paciente que também precisa”, concluiu.
A doação reforça a importância das parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil, contribuindo para o fortalecimento da rede de atenção à saúde e para a qualificação do atendimento prestado à população. O SSA Contagem reafirma seu compromisso com a gestão responsável dos recursos, a humanização da assistência e a ampliação do acesso a cuidados integrais, em consonância com os princípios do SUS.