O evento aconteceu no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Contagem
Nesta última terça-feira (1/04), a Prefeitura de Contagem, em parceria com o Serviço Social Autônomo (SSA), realizou o Seminário pela Segurança do Paciente.
O encontro tem como objetivo conscientizar e capacitar a sociedade, gestores, profissionais de saúde e pacientes do município de Contagem sobre a importância de se adotar práticas de segurança do usuário e melhorar a qualidade do atendimento nos serviços de saúde.
Durante o evento, a superintendente de urgência, emergência e gestão hospitalar, Fabrícia Amaral, falou da relevância do tema. “Segurança do paciente é um plano fundamental para a assistência. E não é responsabilidade de uma pessoa só, de um setor só. Envolve esforços, reunião de esforços, trabalho, educação e, principalmente, mudança de cultura”.
A diretora assistencial do Serviço Social Autônomo (SSA), Renata Graziela Soares, ressaltou que o trabalho dos profissionais de saúde é mitigar erros em benefício do paciente e de sua segurança. “Sabemos que, em saúde, as chances de errar existem. Mas o nosso trabalho é fazer de tudo para minimizar os erros. Por isso, é tão importante a gente se atentar para a identificação correta dos pacientes, para a comunicação adequada entre os profissionais de saúde, lavagem de mãos, prevenção de infecções, prevenção de quedas e de lesão por pressão”, explicou.
“E nós, profissionais de saúde, precisamos olhar para o nosso paciente, olhar para a família do nosso paciente e olhar para a nossa equipe com o olhar da segurança o tempo inteiro. Se todos pensassem assim, todo mundo conseguiria colocar em prática, porque a teoria todo mundo conhece, mas aplicá-la no dia a dia, sob pressão, é mais difícil. Então, é papel de cada um de nós zelar para que o paciente esteja em um ambiente seguro”, completou a diretora.
Na oportunidade, duas palestras foram ministradas: “Cultura de Segurança no Cuidado em Saúde” e “Inovações em Saúde: Tecnologia e Soluções para a Segurança do Paciente”.
Por fim, especialistas compartilharam experiências e ações exitosas referentes ao Núcleo de Segurança do Paciente do SAMU, ao Núcleo de Segurança do Paciente do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e ao Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Municipal de Contagem.
Fabrícia Amaral destacou ainda a importância dos temas abordados e da troca de conhecimento em momentos como esse. “Essa é uma forma de a gente conhecer aquilo que há de novo, o que tem sido discutido, os protocolos, as diretrizes, as metas internacionais de segurança do paciente. É importante que a gente tenha essa oportunidade de dialogar e trazer alguns pontos para que todos vejam o que está sendo feito e o que está dando certo para fortalecer nossos serviços”, concluiu.
Autor: Jornalista - Natália Rosa SMS/ Prefeitura de Contagem