Em 2024, mais de 700 pessoas foram beneficiadas pelo projeto “Cuidando de Quem Cuida” que visa a segurança e dá orientações aos acompanhantes sobre cuidados com o paciente.
No ambiente hospitalar, onde o adoecimento físico e emocional é constante, ações de humanização vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de melhorar a experiência do paciente. No Hospital Municipal de Contagem projetos de humanização buscam integrar práticas educacionais, culturais e artísticas ao tratamento médico, com o intuito de aliviar o sofrimento físico e emocional dos pacientes.
Além de uma assistência especializada pautada em protocolos rígidos de segurança, a unidade conta com um diferencial: o projeto “Cuidando de quem cuida” desenvolvido pelo grupo de humanização em parceria com a equipe multidisciplinar do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), que visa promover o cuidado e acolhimento com escuta ativa aos pacientes e acompanhantes durante o período de permanência no complexo hospitalar.
A equipe conta com o apoio de representantes da fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, além de profissionais de outras áreas, como a equipe cuidados com a pele. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), promove orientações de segurança relacionadas à instituição e aos cuidados referentes ao acompanhamento e alta dos pacientes. No ano passado 719 pessoas participaram do projeto. Os encontros acontecem as quartas-feiras, das 14h30 às 15h30, no antigo refeitório do hospital e é aberta para todos os acompanhantes que estão na unidade.
A responsável pelo grupo de humanização do Hospital Municipal, Centro Materno Infantil e Unidades de Pronto Atendimento de Contagem, Rejane Braga, explica que as atividades de humanização têm o objetivo de oferecer aos pacientes a oportunidade de ressignificar a experiência da hospitalização, criando um ambiente que ajude a reduzir o impacto emocional das doenças. “Essas ações ajudam o paciente a dar um sentido à sua experiência de internação, o que pode contribuir para uma recuperação mais positiva”.
O hospital também conta com um espaço dedicado a leitura. A biblioteca localizada no corredor central do hospital, contém livros de coleções de diversos temas nos quais são emprestados para os pacientes e acompanhantes. Os pacientes que não têm condição de ir até o espaço podem solicitar a assistente social o tema ou título do exemplar disponível para o empréstimo.
Incentivando a criatividade e garantindo o entretenimento das crianças internadas no Centro Materno Infantil, contam com uma brinquedoteca. Localizada no terceiro andar, o ambiente garante o divertimento infantil, todos os dias no horário 13h às 17h.
Pensando na dignidade física do paciente o HMC tem o serviço gratuito do “Barbeiro Solidário” que mensalmente um barbeiro, parceiro do hospital, vem até a unidade para cortar os cabelos e fazer a barba dos pacientes. As datas são esporádicas e interessados podem procurar o setor de humanização para informações.
A cultura também tem um espaço importante no hospital que organiza, em parceria com Secretaria Municipal de Cultura, a apresentação de filmes no auditório do Centro Materno Infantil onde é oferecido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) pipoca e suco para os expectadores. Mais de 100 pessoas já participaram das sessões. Após a exibição é aberto uma roda de conversa para abordar temas atuais que foram destacados nos curtas. As sessões para crianças são das 14h às 15h e a de adultos das 15h às 16h. A divulgação é feita pela intranet e por meio dos gestores da unidade.
Ajudando a levar também a alegria para a vida dos usuários, os grupos de palhaços fazem apresentações todos os finais de semana nas unidades do hospital das 13h às 15h. A cada semana são dois grupos diferentes. Ao todo, oito grupos fazem rodízio na unidade. Além disso, durante o mês de janeiro, em que se tem o janeiro branco, os grupos fazem visitas extras para dar continuidade ao trabalho de entretenimento para os usuários.
A espiritualidade também contribui no processo de cura. E pensando nisso o hospital conta com grupos ligados a igreja evangélica e católica que vão até os leitos e fazem palestras para a evangelização e oração para os pacientes que desejarem. Além disso, toda terceira quinta-feira do mês, é realizado o culto. Já na quarta, quarta-feira de todo mês é realizado as celebrações da missa.
Ações contínuas
O Hospital Municipal de Contagem realiza rotineiramente diversas ações de promoção à saúde emocional dos usuários, com foco na humanização e qualidade assistencial. Em datas comemorativas como dia internacional da mulher, dia das mães e dia das crianças são realizadas ações com entregas de brindes, kits de higiene pessoal e brinquedos aos usuários e colaboradores do hospital, centro materno e UPAs. Durante o ano de 2024 mais de quatro mil peças de roupas foram doadas, além de 580 brinquedos.
A unidade também recebe doações de roupas, brinquedos e produtos de higiene pessoal, com a finalidade atender as necessidades de pacientes de vulnerabilidade social. Outro serviço que o hospital oferece é o de achados e perdidos que registra os objetos entregues e buscam, quando possível, entrar em contato com o dono para devolução.
Autor: Jornalista - Aline Malta