A humanização nos serviços de saúde tem se mostrado essencial para o bem-estar dos pacientes e evolução positiva dos quadros de saúde. Ciente disso, a Prefeitura tem buscado implementar ações que diminuem o estresse dos pacientes internados e dos profissionais do Hospital Municipal de Contagem (HMC), fazendo da permanência no local algo mais leve e acolhedor. Uma dessas iniciativas são as visitas regulares do “Soul Alegria”, grupo formado por palhaços, que leva momentos de alegria e diversão aos corredores e quartos do HMC.
Na última semana, os palhaços "Miojo" e "Florzinha" encantaram pacientes de todas as idades com suas brincadeiras, malabarismos e palhaçadas. Vestidos com trajes coloridos e maquiagem extravagante, eles percorreram os corredores do hospital, entrando nos quartos para interagir com as pessoas. Desde crianças até idosos, todos foram presenteados com momentos de descontração, sorrisos e abraços.
Para Sandra Francisco de Souza, avó de um paciente internado no hospital, a visita dos palhaços foi uma experiência transformadora. "Ver meu neto sorrir depois de tantos dias de internação é algo que não tem preço. Esses momentos são muito gratificantes, por trazer um pouco de alegria e esperança para as pessoas que estão passando por momentos difíceis", explicou Sandra.
Além de proporcionar momentos de felicidade aos pacientes, as visitas dos palhaços "Soul Alegria" também têm um impacto significativo nos profissionais de saúde.
Segundo a responsável pelo Serviço de Humanização do HMC, Rejane Luzia, a implantação desses projetos têm sido fundamentais para promover um atendimento mais humanizado, tornando a passagem pelo hospital e unidades de urgência mais leves. “Os palhaços do 'Soul Alegria' trazem não apenas sorrisos, mas também amor e carinho. Eles ajudam a criar um ambiente terapêutico, onde os pacientes se sentem acolhidos e estimulados a enfrentar suas dificuldades de forma mais leve", afirmou Rejane.
Fotos: Isabela Lucien/PMC
De acordo com Clerison Pacheco, um dos integrantes do grupo, a presença do palhaço pode trazer não só alegria, mas também reflexão. “Vamos para o hospital muitas vezes para resgatar os sonhos das pessoas que foram perdidos durante a internação”, destacou Clerison.
Já a sua companheira de profissão, Jacilene Guimarães Guedes, acredita que por meio do lúdico é possível transportar aquela pessoa que está no leito para o local que ela mais gosta. “O lúdico junto com a técnica da palhaçaria faz com que o paciente se sinta acolhido e momentos de sorriso”, disse Jacilene.
Outra mãe que acompanha seu filho no Centro Materno Infantil, Elaine Maria Evangelista, afirmou que essa humanização é de extrema importância para superar dificuldades. "É um momento muito ímpar, conseguirem transmitir essa alegria, inclusive para os pais, é muito importante para desviar um pouco o foco da enfermidade”, ressaltou Elaine.
Palhaçaria
O grupo "Soul Alegria" é um projeto independente, que tem como objetivo levar alegria e esperança a hospitais, asilos e instituições que acolhem pessoas em situações vulneráveis.
Além do grupo "Soul Alegria", vale ressaltar que o Hospital Municipal de Contagem também recebe a visita de outros grupos de palhaços comprometidos com a humanização dos serviços de saúde. Entre eles estão os grupos “Dr. Só Riso”, “Super Hérois da Alegria”, “Turma da Alegria” que mantém uma parceria fixa com o HMC e fazem ações regularmente.