O clima de Natal já tomou conta do Complexo Hospitalar! Mantendo uma tradição de 22 anos, o Grupo de Humanização se prepara para mais uma edição do projeto “Adote um Leito de Natal”, que leva alegria, conforto e esperança aos pacientes internados no HMC, no Centro Materno Infantil (CMI) e nas cinco UPAs de Contagem.
Neste ano, a equipe reforça um pedido especial, pois já está recebendo doações. Cada gesto de solidariedade ajuda a acolher com carinho quem está doente, longe da família e também aqueles que são carentes e não têm recursos, levando um pouco de conforto, esperança e amor para iluminar o Natal de quem mais precisa.
A equipe de humanização realizará, na quinta-feira (19/12), a partir das 13h, mais uma edição do projeto “Adote um Leito de Natal”, que levará carinho, acolhimento e o espírito natalino aos pacientes internados nas unidades do Complexo Hospitalar de Contagem. Durante a ação, serão distribuídas as doações recebidas, e equipes de voluntários oferecerão momentos de entretenimento, tornando a experiência ainda mais especial para os pacientes e suas famílias.
Durante a campanha, são distribuídos kits de higiene pessoal para pacientes adultos e brinquedos para as crianças hospitalizadas no CMI. A magia do momento é garantida pela presença do Papai Noel, grupos de palhaços, voluntários e servidores, que percorrem os corredores das unidades espalhando sorrisos, música e carinho.

Os kits de higiene são compostos por itens essenciais, como escova e creme dental, hidratantes, sabonete, desodorante e toalhas, enquanto os presentes infantis incluem bonecas, carrinhos, bichos de pelúcia, blocos de montar e jogos educativos. Tudo é montado a partir de doações de servidores, parceiros e voluntários, que abraçam a causa ano após ano.
Na maternidade, o clima de emoção é ainda mais especial. As crianças recebem os presentes com alegria, e os acompanhantes compartilham momentos de ternura e esperança. “O Adote um Leito de Natal é um momento de renovação dentro da maternidade. A alegria e o carinho que chegam junto com essa ação transformam o ambiente e fortalecem tanto os pacientes quanto as equipes. É muito gratificante ver como pequenos gestos podem gerar grandes emoções e contribuir para a recuperação e o bem-estar de todos”, destacou a superintendente do CMI, Dulcinéia Cordeiro.
De acordo com a referência em Humanização do HMC, Rejane Luzia Braga, o sentimento permanece o mesmo após mais de duas décadas. “A emoção é a mesma do primeiro dia. Ver o brilho nos olhos de quem recebe as doações e sentir a gratidão é algo que toca o coração. Quem doa acaba recebendo ainda mais, porque é um prazer imenso poder proporcionar esses momentos de alegria”, destacou.
A superintendente do Hospital Municipal de Contagem (HMC), Olívia Fernandes Bonfim, também reforçou a importância da iniciativa. A campanha Adote um Leito de Natal é muito mais do que uma ação simbólica, é a expressão viva do nosso compromisso com o cuidado integral ao paciente. É uma forma de levar conforto, carinho e esperança aos pacientes e às suas famílias. Reforçamos o propósito que nos move todos os dias: cuidar de pessoas com empatia e acolhimento. Que o espírito solidário que inspira esta iniciativa esteja presente não apenas neste período especial, mas em cada gesto, em cada atendimento, em todos os dias do ano.”

Além da entrega dos presentes, o mês de dezembro é todo especial para os pacientes. A decoração natalina enfeita os corredores das unidades desde o início do mês, encantando pacientes e visitantes. Grupos musicais percorrem os espaços com cantatas, serestas e apresentações do Violino Natalino, enquanto o projeto Cine Clube exibe filmes temáticos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A agenda também inclui o Barbeiro Solidário, momentos de fé e cultos ecumênicos, reforçando o cuidado integral com o corpo e o espírito.
Mesmo após 22 anos, o propósito do Adote um Leito de Natal permanece firme: tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor, especialmente neste período natalino e festivo, quando a solidariedade ganha ainda mais significado.