Cuidando De Quem Cuida é um projeto desenvolvido pelo setor de Humanização em parceria com a Equipe Multidisciplinar do SSA Contagem, que visa promover o cuidado e acolhimento aos pacientes e acompanhantes durante o período de permanência no Complexo Hospitalar.
A equipe conta com representantes da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, e ainda, profissionais de outras áreas que juntos, promovem orientações relacionadas à instituição e aos cuidados referentes à alta do paciente.
Os encontros iniciam com uma sessão de alongamentos de 5 minutos para relaxar o corpo e, em seguida é realizado um bate papo com os profissionais para informar e escutar os acompanhantes. É um momento em que podem compartilhar suas dúvidas e questionamentos, viabilizando uma “ouvidoria” onde as questões levantadas são mapeadas e desenvolvidas internamente pelos profissionais responsáveis.
“
O projeto dá a oportunidade aos acompanhantes de poderem nos dizer como se sentem, o que falta e, o que estão precisando, com mais proximidade. Naquele momento nosso tempo e atenção estão totalmente voltados para essas pessoas, e o nosso desejo é sanar as questões e proporcionar uma estadia cada vez mais humana, acolhedora.” - Pontua Gladyston Malta, coordenador da Equipe Multidisciplinar do SSA Contagem.
.jpeg)
Atualmente, os encontros acontecem toda quarta-feira, das 13:30 às 14:00 no auditório do Centro Materno Infantil, e na UPA Vargem das Flores das 15:00 às 15:30 toda segunda-feira, na sala ao lado da recepção. Em média de 4 a 5 acompanhantes participam das reuniões. A expectativa é que ainda esse ano, o projeto seja implementado em todas as UPAs.*
Diolinda de Oliveira acompanhou a internação do marido Antônio José de Oliveira de 69 anos durante 10 meses no Hospital Municipal de Contagem. Ela conta como foi a experiência de poder participar do Cuidando de Quem Cuida durante esse período.
“
O Cuidando de Quem Cuida é muito importante. É o momento em que nós acompanhantes podemos participar de um projeto mais leve, onde encontramos profissionais de outras áreas que nos escutam e nos orientam nos cuidados. Eu particularmente estou muito satisfeita em ter conhecido o grupo e gostaria que todos tivessem a oportunidade de participar desse protejo”.
O projeto viabiliza uma gestão de risco e prevenção de danos mais eficaz, e é aberta para todos os acompanhantes que estão na unidade e desejam participar.
*Os encontros poderão sofrer alteração de data e horário.