A Prefeitura de Contagem tem desenvolvido, no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), uma série de projetos de humanização, a fim de transformar o ambiente hospitalar e a experiência dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, que trabalham e/ou são atendidos nesses locais, em algo mais leve. Os projetos tiveram seu início em 2004, no CHC, e na UPAs, em 2020, desde então a ideia é implantar mais iniciativas com o tempo.
De acordo com a responsável pelo Serviço de Humanização do CHC, Rejane Luzia, a implementação desses projetos no Complexo Hospitalar de Contagem foi amplamente recebida pela parte dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Segundo Rejane, a implantação desses projetos têm sido fundamentais para promover um atendimento mais humanizado, tornando a passagem pelo hospital e unidades de urgência mais leves. “Para o paciente todo esse processo hospitalar é um universo novo, um ambiente diferente, onde vai dividir o quarto, sua intimidade com quem não conhece, vai dividir o teto com outras pessoas. Sendo assim a humanização um processo muito importante para tornar esta mudança mais suave, trabalhando as emoções”, afirmou Rejane.
Para ela é de extrema importância cuidar do acompanhante. “Por muitas vezes eles se sentem impotentes diante da dor do seu ente querido, por isso a humanização tenta amenizar, também, a estadia do acompanhante”, explicou.
Hospiteca
Um projeto desses é a "Hospiteca", uma biblioteca instalada dentro do complexo, onde os pacientes e seus familiares podem fazer o empréstimo de livros e revistas, proporcionando momentos de cultura e entretenimento, proporcionando mais leveza ao tempo de internação por meio da leitura. A “Hospiteca” conta com um acervo diversificado, contemplando diferentes gêneros literários e temáticos. De janeiro a abril a biblioteca já registrou mais de 40 empréstimos de livros.
Fotos: Davi Souza/PMC
“Está sendo muito importante para mim poder ler um livro de qualidade nesse momento difícil, onde parece que os minutos não passam. Essas iniciativas mostram uma preocupação do hospital com os seus pacientes e acompanhantes”, afirmou Wilson de Jesus, acompanhante de um dos pacientes do hospital.
Outra iniciativa que tem se destacado é a presença de grupos como o Dr. Só Riso, Super Hérois da Alegria, Turma da Alegria, entre outros. Vestidos com trajes coloridos e carregando a missão de levar sorrisos aos pacientes, esses profissionais visitam as enfermarias e corredores do hospital, interagindo de forma lúdica e divertida com crianças e adultos. O principal foco deste projeto é contribuir para aliviar o estresse e a tensão, promovendo momentos de alegria e bem-estar durante o tratamento médico.
Fotos: Luci Sallum/PMC
Espiritualidade
Além disso, o Complexo Hospitalar de Contagem tem oferecido um espaço para celebração de missas e celebrações religiosas. Com uma capela localizada dentro das dependências do hospital, os pacientes e seus familiares têm a oportunidade de vivenciar momentos de fé e espiritualidade. Muitos desses eventos também são realizados no solário, um espaço arborizado do hospital, a fim de promover momentos “fora” da estrutura hospitalar.
Foto: Isabela Lucien/PMC
"É muito importante ver o hospital se preocupar com a gente. O clima hospitalar se torna muito mais leve quando podemos nos distrair. Os momentos religiosos são muito importantes para quem não pode ir até a igreja e fortalecer a fé nessas ocasiões", afirmou Maria Eugenia, acompanhante de um paciente do complexo.
Cineclube
Outro projeto que vem conquistando os pacientes é o Cineclube, uma iniciativa que leva sessões de cinema até o ambiente hospitalar. Com a exibição de filmes variados, desde clássicos até lançamentos recentes, o Cineclube busca proporcionar momentos de diversão, distração e entretenimento para pacientes e acompanhantes, envolvendo o ambiente hospitalar em um espaço de lazer.
Foto: Luiz Henrique/PMC
O Cineclube é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o Serviço Social Autônomo (SSA) e ocorre de 15 em 15 dias, acompanhado de uma assessoria da Secretaria de Cultura para conversas sobre o tema. O SSA fornece o auditório, suco e pipoca para o público.
Outro caso de humanização que ocorreu na última semana foi a visita de um casal que pediu autorização para visitar o irmão da noiva, que acabara de se casar: Thiago Bonino. Ele seria o padrinho do casamento, mas estava internado devido a uma cirurgia de emergência e não pôde testemunhar a celebração, então após o casamento os noivos foram visitá-lo. “Foi um momento único. Fui pego de surpresa com essa visita. O hospital deu todo o suporte para que ela pudesse vir me ver nesse momento e sem dúvidas esse encontro contribuiu positivamente para minha recuperação”, garantiu Thiago.
Foto: Rejane Luzia/PMC