No Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6), a Prefeitura de Contagem agradece a todos e a todas que realizaram a doação e os direcionaram para o município. Com estoques do banco de sangue da Fundação Hemominas abaixo do ideal, desde o final do mês de abril (27/4), a Prefeitura iniciou uma campanha, incentivando a população a ajudar, direcionando as doações ao município. O objetivo de aumentar os estoques de sangue do Hemominas, mantendo-o em níveis seguros, é para que o estoque da Agência Transfusional de Contagem também seja ampliado e, assim, os atendimentos de urgência e também as cirurgias eletivas não sejam prejudicados.
Fonte: Fundação Hemominas
A campanha gerou resultados positivos e, até o dia 15/5, 81 doadores colaboraram para que pacientes que submeteram-se a transfusões, transplantes, cirurgias ou demais procedimentos de urgência que utilizam banco de sangue, podem realizar seus tratamentos.
Segundo a assessora Médica do Complexo Hospitalar, Andrommeda Moreira, está sendo feito um acompanhamento das cirurgias eletivas adiadas. “Avaliamos, semanalmente, os prontuários e acompanhamos o relatório do Hemominas. Por enquanto, apenas ajudou a direcionar as bolsas de sangue que transmitem para as cirurgias e atendimentos de emergência”. Ela lembrou que mesmo com o resultado alcançado, é importante fortalecer a campanha, pois os níveis do banco de sangue ainda estão muito abaixo do ideal.
“O sangue não pode ser substituído por nenhum outro elemento, por isso as doações são fundamentais. Uma única doação ou bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, informou.
Foi o caso da estudante de direito, Mariana Carreira, 23, que após um acidente precisou de cirurgia e transfusão de sangue. "No meu caso, era vida ou morte. Sofri um acidente de carro grave, no qual, inclusive, perdi minha mãe. Os médicos lutaram pela minha vida e, em cirurgia, eu recebi cerca de seis bolsas de sangue. Se não fosse pela transfusão, eu não estaria aqui hoje, na faculdade, realizando meu sonho e dando continuidade à minha vida", relatou agradecida.
Doe sangue, salve vidas!
Apesar de Contagem ainda não possuir um hemocentro, o município conta com Agência Transfusional, unidade hemoterápica que tem como função, armazenar sangue, realizar exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos equipamentos de saúde do município .
Para ser um doador e ajudar a salvar vidas é necessário cumprir alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos completos, sendo que o limite de idade para primeira doação é 60 anos; pesar pelo menos 50 quilos, além de apresentar documento com foto. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar com autorização dos responsáveis.
Estoque de sangue da Agência Transfusional de Contagem - Foto: Fábio Silva/PMC
É importante ficar atento também ao prazo necessário para realizar a doação, homens precisam de um período de 60 dias, ou seja, podem doar quatro vezes ao ano e mulheres precisam de um prazo de 90 dias, podendo doar três vezes ao ano.
As doações podem ser feitas em qualquer unidade do Hemominas e durante o processo de triagem é possível informar que deseja fazer a doação para o Hospital Municipal de Contagem (HMC).
“Não há contraindicações para a doação. Além de não ter risco de contrair nenhuma doença, o próprio organismo repõe o sangue doado”, explicou a médica.
Para agendar a doação acesse o site da Hemominas, clicando aqui, ou procure o hemocentro de Betim ou Belo Horizonte. Importante ressaltar que para direcionar a doação para Contagem, basta informar na hora da triagem. Desta forma, o sangue será destinado à Agência Transfusional do município.
Transmita Amor, seja um Doador
No Mês Mundial do Doador de Sangue, agentes de trânsito da Autarquia de Transporte e Trânsito de Contagem (Transcon) compareceram ao Hemocentro de Belo Horizonte, no dia 7/6, para realizar uma doação de sangue. A iniciativa faz parte da campanha "Transmita Amor, seja um Doador" ensinou pela autarquia para conscientizar e incentivar a população a doar sangue.
A ideia de reunir os colegas para participar da ação partiu do agente de trânsito, Luiz Simões, que, atento à campanha promovida pela Prefeitura de Contagem para aumentar os estoques sanguíneos do município, percebeu que a Transcon também se envolvesse na iniciativa.
Fotos: Gabriella Gomes/PMC
"Resolvi sugerir que a Transcon realizasse a ação entre os seus servidores, amigos e quem mais quisesse participar para estimular que a prática se tornasse comum na vida das pessoas", afirmou Luiz, que também participou ativamente da ação ao doar sangue, acompanhado pelos colegas Romilda Araújo, Gabriella Gomes, Flávio Almeida e Vinicius Nascimento e Silva.
Flávio Almeida, que é doador de sangue desde os 18 anos, sentiu-se feliz e orgulhoso por fazer a doação junto com os colegas e poder contribuir com a cidade. “Para nós, que gozamos de boa saúde, talvez não compreendamos o peso desse gesto. A doação pode dar ao próximo uma oportunidade única - a vida”, enfatizou ao enfatizar a importância de engajar-se na ação.
Para Luiz Simões o pequeno gesto de doar sangue pode fazer uma enorme diferença na vida de alguém “Às vezes não temos noção da dimensão do problema que uma pessoa enfrenta e por isso não participamos nos colocar em seu lugar, e isso é normal. Mas quando temos essa oportunidade o espírito de caridade sempre vem à tona”.
serviço
Seja um doador, agende seu horário acessando http://www.hemominas.mg.gov.br/ e solicite o envio da doação para o município de Contagem.