Encontro promove troca de experiências e reforça o compromisso do SSA Contagem com a melhoria contínua da assistência cirúrgica.
Na última quarta-feira (03/12), o Hospital Municipal de Contagem recebeu a visita institucional do Diretor Técnico do Hospital Mário Palmério, de Uberaba (MG), Dr. Raelson Batista. A iniciativa integrou uma agenda de benchmarking, prática que estimula a troca de conhecimentos e a observação de metodologias que possam contribuir para o aprimoramento de processos assistenciais.
Durante a visita, o diretor conheceu a estrutura da instituição, com foco na organização do serviço de ortopedia e nos processos relacionados à gestão do centro cirúrgico. Foram compartilhados detalhes do modelo adotado para a redução de cancelamentos cirúrgicos, incluindo estratégias de remuneração por performance implementadas em parceria com as equipes de ortopedia e anestesiologia.
Batista destacou que conheceu o trabalho desenvolvido pelo HMC durante a Expo Hospitais, em Belo Horizonte, quando assistiu à apresentação realizada pelas gestoras Olivia Fernandes Bonfim e Lidia Alberoni Neves de Assis. Segundo ele, “a apresentação foi bastante consistente e impressionante, feita com muita maestria, destacando um modelo diferenciado de remuneração que gerou impacto positivo para o hospital, aumentando o número de cirurgias e a satisfação dos clientes.”
O diretor técnico ressaltou ainda que buscou a visita para compreender na prática o funcionamento do modelo:
“Eu disse a elas que gostaria muito de conhecer o hospital e ver ao vivo esse sistema de remuneração, porque também enfrento algumas dificuldades no hospital que gerencio. As características são muito próximas, inclusive o número de leitos e o perfil de atendimento ao SUS. A forma como fui recebido aqui e o nível de transparência da gestão da SSA Contagem são realmente impressionantes.”
Ele também elogiou a profundidade técnica e a seriedade do trabalho desenvolvido:
“O modelo implantado aqui é muito consistente. Eu não conheço algo semelhante sendo praticado em outras instituições. Agora voltamos para Uberaba com o desafio de aprender mais e tentar implementar o que vimos. Mudar uma sistemática existente é disruptivo e exige muita negociação, discussão e envolvimento técnico, mas estamos prontos para enfrentar isso com os ensinamentos que buscamos aqui.”
Para Olivia Fernandes Bonfim, superintendente do Hospital Municipal de Contagem, a visita reforça o papel estratégico do compartilhamento de práticas entre instituições de saúde:
“Receber o Dr. Raelson Batista é uma oportunidade valiosa para consolidarmos a cultura de cooperação que defendemos no HMC. Temos orgulho do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas nossas equipes e acreditamos que dividir experiências é fundamental para fortalecer o SUS. O modelo que implementamos é resultado de muito diálogo, análise técnica e compromisso com a eficiência assistencial. Ver que outras instituições se interessam em conhecer nossos processos demonstra que estamos no caminho certo. Ao mesmo tempo, aprendemos muito com essas trocas, que ampliam nossa visão e nos ajudam a aprimorar continuamente os serviços que oferecemos à população.”
.jpeg)
Para a gestão do SSA Contagem, o benchmarking é uma ferramenta valiosa para fortalecer a troca de experiências e disseminar práticas bem-sucedidas na saúde pública. A vinda do Dr. Raelson Batista reforça o reconhecimento dos resultados alcançados pela instituição e evidencia a importância da colaboração entre hospitais comprometidos com eficiência, qualidade assistencial e inovação. A iniciativa contribui para ampliar o diálogo entre instituições, favorecendo melhorias contínuas nos fluxos de atendimento e na oferta de serviços estruturados e resolutivos para a população.