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SSA Contagem
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JAN
01
01 JAN 2025
Nova UPA e melhorias na assistência: perspectivas para 2025 na urgência e emergência de Contagem
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A construção e todo grande projeto exige um olhar no futuro que se espera alcançar, mas necessita que os pés sejam mantidos na realidade, para que cada passo seja dado de maneira consciente, para construir, diariamente e de forma assertiva, o caminho para o objetivo principal. Esse é o retrato da atual gestão da rede de urgência e emergência de Contagem, que desde o final de 2021 tem conquistado avanços importantes, melhorando o atendimento ao cidadão.  

ara o diretor geral do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), Eduardo Penna, a perspectiva para 2025 é ainda melhor. “A marca que buscamos imprimir é a busca incessante pela ampliação e melhoria dos serviços em saúde para os cidadãos. Nesses três primeiros anos, trabalhamos na reforma e requalificação das unidades, na revisão dos processos, na contratação e qualificação dos profissionais. Nesse novo ano, vamos consolidar esses avanços, seguindo com o projeto de oferecer um serviço público de excelência à população”, ressaltou. 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, a parceria de sucesso entre a Secretaria de Saúde e o SSA seguirá em 2025. “Temos plena convicção do quão benéfica tem sido essa gestão em urgência e emergência para o cidadão. Vamos seguir acompanhando, apoiando e destinando recursos nesse novo ano, pois todo avanço nessa área significa cuidar melhor das pessoas e salvar muitas vidas diariamente”, afirmou. 

Ampliação e melhoria nos serviços  

O plano de revisão e reorganização dos processos assistenciais deve continuar, na busca por mais eficiência na prestação dos serviços. “Se há três anos tínhamos dificuldades em contratar profissionais da área da saúde, por falta de credibilidade, hoje temos dificuldade em alocar todos os médicos que nos procuram querendo trabalhar aqui. Isso comprova o quanto avançamos em organização administrativa, condições de trabalho e previsibilidade para colaboradores e parceiros”, destacou o diretor geral. 

A unidade de AVC do Hospital Municipal é um bom exemplo de como esses avanços fazem a diferença. “O atendimento a esses pacientes era um problema no município, mas conseguimos reverter com a Unidade de AVC e a revisão dos processos. Hoje, somos referência regional na área, com duas premiações internacionais pela Iniciativa Angels (ouro e platina) e perto de conquistar a terceira (diamante) já em 2025. O próximo passo é a criação de uma enfermaria específica da neurologia, para concentrar a equipe e oferecer uma assistência mais qualificada para esse público”, afirmou Eduardo Penna. 

Com a transferência do Serviço de Nutrição e Dieta e o refeitório, para o Centro de Apoio Hospitalar, foi liberado um espaço para uma nova enfermaria. “Estamos constantemente buscando ampliar o número de leitos. Em 2024 conseguimos criar mais dois para a UTI do HMC, chegando a 40 – ou 55, se incluir os de politrauma. Com a nova enfermaria, devemos ter pelo menos mais 30, o que vai ampliar bastante nossa capacidade de internação”, explicou o diretor. 

Requalificação e reformas 

Em 2025 também devem ser finalizadas boa parte do projeto de requalificação e reforma das unidades, principalmente das UPAs. As reformas seguem nesse próximo ano, com a requalificação dos espaços internos. Além do conforto e bem-estar para profissionais e usuários, as melhorias e revisão dos processos ampliam o atendimento. A UPA Vargem das Flores, que antes acolhia200 pessoas por dia, hoje atende 400 pacientes. Ou seja, é uma forma de tornar o equipamento público mais eficiente, o que faz muita diferença no contexto da urgência e emergência em saúde pública”, reforçou Eduardo Penna. 

No HMC, foi estabelecido um novo padrão de piso,previsto no projeto de requalificação, com a substituição dos revestimentos por granito. Além disso, será iniciada a reforma do ambulatório, a próxima grande etapa no hospital. Há previsão, ainda, de um novo necrotério, central de esterilização, e também um novo espaço de conforto para os médicos e enfermeiros. 

A nova UPA Nacional também deve ser entregue em 2025, um ganho enorme em urgência e emergência para aquela região. O mais provável é que ela seja para atendimento clínico e cirúrgico. Inicialmente, a previsão era para 15 leitos, mas vamos ampliar para 30, o que vai ajudar bastante a desafogar as outras UPAs, principalmente a unidade Ressaca”, afirmou o diretor. 

Revisão dos processos 

Além das reformas, a revisão e reorganização dos processos têm contribuído para a ampliação e melhorias no atendimento. Desde os ajustes na classificação de risco, passando pela melhoria de fluxo interno e mecanismos de gestão mais avançados. “Dois exemplos são a implantação do acolhimento na porta das UPAs, para receber, encaminhar e orientar os pacientes, e do enfermeiro fluxista, que atua na organização interna do atendimento.Isso evita que os pacientes fiquem por tempo além do necessário nas unidades”, destacou o diretor. 

No Complexo Hospitalar, o projeto “Nem Um dia a Mais” também visa evitar que o paciente fique mais além do necessário na internação, reduzindo os riscos ao próprio usuário e melhorando o fluxo para a liberação de leitos. “É um processo de médio prazo, que diz respeito à gestão de leito de uma forma mais eficiente. Isso tem a ver com a revisão de todos os nossos processos, principalmente na clínica médica, o que seguirá sendo implantado em 2025”, afirmou. 

Modernização 

A transformação tecnológica vista nos últimos anos seguirá também para 2025, com a contínua aquisição de novos aparelhos e substituição dos antigos, principalmente aqueles que são importantes na assistência aos usuários. A implantação completa do sistema MV também deve acontecer no decorrer desse ano, o que garante mais agilidade e segurança no tratamento dos dados. Estão em fase de instalação dois novos geradores, para garantir a continuidade da assistência aos pacientes em caso de queda no fornecimento regular de energia. Os novos equipamentos significam, ainda, uma economia de R$ 60 mil mensais em locação, aproximadamente. 

Segue em curso também o projeto de climatização das UPAs e do Complexo Hospitalar, com quase 100 equipamentos de ar-condicionado adquiridos e instalados. Em 2025, esse número deve chegar a 200, todos transferidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Será construído um andar técnico em cima do Hospital Municipal, para concentrar todas as instalações de ar-condicionado, gases, rede de cabos de fibra ótica entre outros, para dar mais segurança, facilitar a manutenção e evitar impactos no fluxo de atendimento. 

Gestão de pessoas 

Outro objetivo importante para 2025 é a consolidação da estabilização do efetivo administrativo e assistencial, reduzindo a rotatividade de colaboradores e aumentando a manutenção de talentos. “Isso passa pela implantação de um plano de cargos, salários e carreira, que possa aumentar a competitividade do SSA frente ao que o mercado oferece, incluindo questões salariais, benefícios e progressão profissional dentro da instituição”, reforçou Eduardo Penna. 

Em 2025 iniciaremos o nosso PDL (Programa de desenvolvimento de líderes), projeto que visa capacitar os líderes do SSA sobre as melhores práticas em gestão de pessoas e outros temas relevantes na nossa organização. O projeto será formatado com treinamentos, palestras, workshops com a visão de melhoria contínua. 

Além do refeitório que já está em pleno funcionamento e dos espaços de conforto para médicos e enfermeiros, está na fase final a entrada exclusiva para colaboradores e da conexão entre o HMC e o Centro de Apoio, bem como a construção do espaço de convivência para o colaborador. Isso representa um investimento superior a R$ 2 milhões de reais em benefício direto do colaborador. 

Arrecadação 

Por se tratar de uma rede com atendimento 100% SUS, os serviços eram financiados com recursos provenientes de repasses dos governos federal, estadual e da Prefeitura. Com a certificação de Entidade Filantrópica (CEBAS), além da isenção de quase R$ 20 milhões em impostos por ano, o SSA pode buscar recursos em outros entes da esfera pública e na iniciativa privada. 

“Temos três novas opções para captação: por emendas parlamentares de deputados federais, estaduais evereadores, o que vamos intensificar em 2025; nosconselhos da Criança e do Idoso, que já estamos preparando; e por doação direta, seja de empresas ou pessoas físicas. Iniciamos em setembro a captação do Troco Solidário nos Supermercados BH, já alinhamos com outra rede do mesmo setor e uma de outro segmento, com início em breve”, explicou o diretor. 

“Vamos seguir com os investimentos e melhorias, para carimbar de vez o atendimento em urgência e emergência de Contagem como um serviço de alta qualidade. Assim, toda vez que o cidadão for acolhido em qualquer UPA, no Hospital Municipal ou Centro Materno Infantil, vai perceber um alto padrão de qualidade na assistência do início ao fim”, concluiu Eduardo Penna. 

Autor: Jornalista Etiene Egg
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