Durante todo o mês de abril, o Hospital Municipal de Contagem (HMC), o Centro Materno Infantil e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade estão mobilizados em uma campanha especial pela segurança do paciente, promovendo atividades de conscientização, capacitação e integração entre os profissionais da saúde e a população. A ação faz parte do movimento nacional “Abril pela Segurança do Paciente”, instituído pelo Ministério da Saúde.
A campanha deste ano tem como tema “Mais acesso e cuidado integrado”, com o slogan “Qualidade em toda a jornada”. Entre os eixos abordados estão o acesso oportuno e seguro, equidade na saúde, transição e continuidade do cuidado, uso de tecnologias, educação em saúde e direitos do paciente.
A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da PUC Minas, no início de abril. Participaram como palestrantes Fernanda Dutra, Sandra Eliza Salles, Alda Aparecida Mota e Daniele Muniz, enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente do HMC, além de Kehone Miranda, especialista em gestão de saúde.
Durante a palestra, Kehone Miranda destacou os principais desafios, expectativas e realidades enfrentadas na rotina dos serviços de saúde, enfatizando a necessidade de uma prática assistencial mais integrada para fortalecer a segurança nos ambientes hospitalares. “Precisamos sair da lógica fragmentada e entender a segurança do paciente como um compromisso coletivo, sustentado por conhecimento, tecnologia, informação e, acima de tudo, consciência”, afirmou.
Ela também ressaltou os avanços da era da Saúde 5.0. “A inteligência artificial, os prontuários eletrônicos com dados genômicos e as soluções de interoperabilidade estão transformando a forma de cuidar, promovendo mais precisão, personalização e agilidade na assistência”, completou.
Um dos principais aliados da segurança do paciente são os próprios acompanhantes e os pacientes. É o que explica Fernanda Dutra, do Núcleo de Segurança do Paciente. “Orientamos sobre cuidados simples que fazem toda a diferença, como manter a grade do leito levantada, que previnem quedas e entender os efeitos colaterais de medicamentos que podem causar tonturas”, destacou.
O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA) reforça que a cultura da segurança do paciente é abraçada por todos os níveis da instituição, da alta direção aos setores assistenciais e administrativos. Durante o treinamento promovido neste mês de campanha, os profissionais reforçaram a importância de unir conhecimento técnico e sensibilidade no cuidado. Com olhar atento à humanização no atendimento, o psicólogo do CMI, Tiago Nobre destacou, “É importante lembrar que por trás dos protocolos existe um ser humano. A gente precisa manter esse olhar atento e sensível. Vou levar essas dicas para a prática diária”.
Os reflexos positivos das metas de segurança do paciente já são percebidos na prática assistencial. Para Ana Carolina Valim, residente de enfermagem, os treinamentos e ações de conscientização impactam diretamente na qualidade do atendimento. “Eventos como esse fortalecem o trabalho. Tivemos uma paciente que recebeu alta após 40 dias internada, sem nenhuma lesão. Isso mostra como as metas fazem diferença no resultado”, destacou.
Educação também para os acompanhantes
Outro diferencial do Complexo Hospitalar de Contagem é a iniciativa “Cuidando de quem cuida”, voltada aos acompanhantes. Realizada semanalmente, a ação promove rodas educativas sobre temas como a higienização das mãos, prevenção de infecções, quedas e participação ativa na segurança do paciente. Durante os encontros, também é distribuída uma cartilha com orientações práticas.
Durante a internação da filha no hospital, Aline de Souza, autônoma e mãe de Francielle Souza de Jesus, participou das palestras do projeto Cuidando de Quem Cuida e acompanhou de perto o tratamento da filha, que enfrentou um quadro grave de saúde. "Minha filha deu entrada com um derrame pleural que desencadeou uma pneumonia muito grave. A Francielle ficou 40 dias no hospital, no CTI, e não teve nenhuma lesão. Foi um tratamento espetacular, muito especial. Eles deram atenção não só para ela, mas também para mim, com um cuidado voltado para a família. Foi muito gratificante ver o resultado agora. A gente está quase saindo de alta e ela está excelentemente bem por causa do tratamento que foi feito aqui”.
Além disso, as unidades contam com adesivos informativos sobre os cinco momentos de higienização das mãos, fixados em pias e dispensers de sabão e álcool.
Prevenção e notificação de incidentes
A prevenção de quedas é uma das prioridades da campanha. Todos os pacientes são avaliados quanto ao risco, e os profissionais são treinados para orientar sobre os cuidados necessários, desde o uso correto das grades do leito até atenção com medicamentos específicos.
Somando a isso, o hospital mantém um sistema digital de notificação de incidentes, no qual toda ocorrência que possa comprometer a segurança do paciente, como quedas ou lesões por pressão, é registrada e analisada pelo Núcleo de Segurança. As informações geram ações corretivas e preventivas.