Ir para o conteúdo

SSA Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
SSA Contagem
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
03
03 JUN 2024
Capacitações nas unidades de urgência e emergência melhoram atendimento à população
enviar para um amigo
receba notícias

Diversas campanhas têm buscado difundir informações e promover a qualificação de colaboradores e pacientes na rede de urgência e emergência de Contagem, composta pelo Hospital Municipal de Contagem (HMC), Centro Materno Infantil (CMI) e as unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Esses treinamentos e capacitações, que visam aprimorar a qualidade do atendimento à população, refletem o compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes, abordando desde a prevenção de doenças até a humanização do cuidado.

De acordo com a superintendente do HMC, Olivia Bonfim, no último ano, foram implementadas uma série de campanhas que abordam desde a prevenção de doenças até a promoção de um ambiente seguro e humanizado para os pacientes. “Reforçar nossos protocolos e práticas, garantindo que cada paciente receba um cuidado seguro e eficaz por meio de treinamentos e capacitações, é muito necessário”, afirmou.

Segurança do Paciente

Na rede de urgência e emergência de Contagem, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com o apoio da Comissão de Segurança do Paciente (CSDP), promoveu diversas ações pela campanha Abril pela Segurança do Paciente, promovida pelo Ministério da Saúde. Participaram os profissionais de todas as áreas do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e das unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
 

 
Segurança do paciente foi tema de uma das capacitações realizadas, que melhoram o atendimento - Foto: arquivo SSA Contagem/PMC

O objetivo foi conscientizar a equipe assistencial, administrativa e demais profissionais envolvidos no atendimento em saúde, sobre a importância da adoção de práticas de segurança no dia a dia. Nesse sentido, o NSP promoveu capacitações com ações lúdicas, dinâmicas e inclusivas, além de palestras ministradas por especialistas em segurança do paciente. Foram distribuídos também materiais educativos, que possibilitam aumentar ainda mais o alcance das ações.

Já a campanha de higienização das mãos trouxe uma reflexão sobre a prevenção de infecções hospitalares. Destaque para os treinamentos intensivos e as campanhas que visaram garantir que todos os profissionais de saúde adotassem práticas adequadas de higienização, o que contribuiu para a redução nas infecções, melhorando a segurança e a qualidade do atendimento aos pacientes.

Cuidados com a saúde

A campanha Janeiro Branco focou na conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental, com palestras, rodas de conversa e atendimentos especializados para pacientes e funcionários. O objetivo foi desmistificar problemas psicológicos e promover práticas de autocuidado e bem-estar mental.
 

 
Cuidados  com a saúde mental de profissionais e pacientes foi o foco da campanha Janeiro Branco que motivou o autocuidado e o bem-estar - Fotos: arquivo SSA Contagem/PMC

Com foco na saúde do homem, a campanha Novembro Azul chamou a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de mortalidade entre os homens. O evento, que reuniu homens de todos os setores do hospital, também buscou incentivar os homens a cuidarem da saúde.

Maternidade humanizada

O projeto Doulas tem sido um diferencial no cuidado às gestantes atendidas no Centro Materno Infantil. A capacitação contínua das doulas inclui treinamentos sobre parto humanizado, suporte emocional e técnicas de alívio da dor. A iniciativa tem como objetivo fornecer proteção, apoio e assistência às gestantes que aguardam o nascimento de seus bebês.

Para apoiar famílias e informar sobre os cuidados necessários com bebês prematuros, o CMI também realizou campanhas sobre prematuridade. Ações foram promovidas, abrangendo desde a gestação até os primeiros cuidados com o recém-nascido prematuro. O evento contou com momentos de teoria e prática, proporcionando uma experiência informativa e enriquecedora para todos os participantes.

Estas iniciativas refletem o compromisso da administração, do Hospital Municipal de Contagem, do Centro Materno Infantil e das unidades de Pronto Atendimento em proporcionar um atendimento de excelência, priorizando a saúde e o bem-estar da população. A continuidade e o fortalecimento dessas ações têm sido essenciais para manter e aprimorar os padrões de qualidade no cuidado à saúde.

Autor: estagiário Davi Souza, supervisionado pelo jornalista Etienne Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia