No dia 17 de abril comemora-se o Dia Nacional da Segurança do Paciente, uma prioridade global de saúde e serviço essencial para garantir a qualidade da assistência nas instituições de saúde. No Complexo Hospitalar e UPAs a segurança do paciente também é um dos valores de gestão e deve ser prezada por todos os colaboradores.
Na celebração da data, durante todo o mês de abril, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do SSA Contagem realizou ações de conscientização com o intuito de instruir, informar e sensibilizar os colaboradores do Complexo Hospitalar e UPA’s sobre a importância de seguir os protocolos de segurança. Entraram na programação informativos de conscientização no Intranet e computadores, dinâmicas e palestras que abordaram as metas de segurança, a atenção às informações e atendimentos realizados, importância das notificações das intercorrências para correções e melhorias assistenciais, bem como reflexões sobre o cuidado administrado nas nossas unidades de saúde.
Fabrício Ribeiro, Enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente conta sobre a importância do envolvimento dos colaboradores nas ações realizadas:
“A segurança do paciente é um processo cultural que necessita de ações e intervenções contínuas de todos os profissionais que atuam em unidades de saúde. Acreditamos que estas ações realizadas, além de mais conhecimento, , contribui com a qualidade da assistência e fortalece a cultura de saúde e segurança, promovendo uma maior adesão dos profissionais nas notificações, melhorando a desenvoltura dos mesmo frente aos incidentes/eventos adversos.
O maior desafio de toda nossa equipe e certamente de todos os NSP’s é a desmitificação da cultura de culpa/punição e a desassociação dos atos falhos que podem impactar negativamente a assistência dos pacientes, profissionais, e unidade de saúde.
O que devemos ter em mente, é que somente juntos somos capazes de garantir um atendimento mais seguro para todos “minimizando assim os incidentes há um mínimo aceitável”