A vida mostra que os resultados das decisões importantes vêm com o passar do tempo, quando chega o momento de colher o que se plantou. Há 3 anos, a administração municipal criou por lei o SSA CONTAGEM - Serviço Social Autônomo de Contagem, uma Entidade privada, sem fins lucrativos, com o objetivo de trazer maior eficiência na gestão da rede de Urgência e Emergência do município de Contagem, envolvendo o Hospital Municipal, Centro Materno Infantil e 5 UPAS.
Completando seus três anos no próximo dia 8 de novembro, o Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA) vem confirmando a cada dia que foi a escolha mais acertada para transformar positivamente a rede de urgência e emergência da cidade.
Para o diretor geral do SSA Contagem, Eduardo Penna, mudar a realidade encontrada em novembro de 2021 foi um trabalho complexo, mas os resultados já são visíveis. “Esse ano recebemos o CEBAS, certificado que reconhece o SSA Contagem como Entidade Filantrópica bem como a certificação de Entidade 100% SUS, todas as duas certificações significando receitas novas de quase 30 milhões por ano e que resultaram em mais investimentos na rede de urgência.
Isso é a coroação do trabalho que começou três anos atrás e que se tornou possível com a dedicação e perseverança de todos os líderes e colaboradores. Com as novas parcerias que a certificação possibilita, podemos vislumbrar um futuro ainda melhor”, destacou.
Gestão de impacto
Um diagnóstico profundo foi aplicado ainda em 2021, para entender as reais necessidades e planejar uma grande reestruturação do Hospital Municipal de Contagem (HMC), do Centro Materno Infantil (CMI) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Na urgência e emergência, lidamos com vidas o tempo todo e tivemos que agir de maneira rápida e assertiva. Superamos dificuldades e hoje podemos dizer que estamos em um bom caminho”, afirmou o diretor.
Uma grande mudança era necessária, para que a população pudesse voltar a confiar e utilizar plenamente os serviços em saúde nas unidades. Isso marcou o trabalho realizado em 2022, quando se alcançou um bom nível de estabilidade. Também nesse ano, tiveram início os projetos de requalificação dos serviços, com a modernização do parque tecnológico, readequação dos recursos humanos e revisão de todos os processos.
A atuação em urgência e emergência impõe muitos desafios, alguns mais complexos e recorrentes, como as epidemias e as doenças sazonais. Nesse contexto, as Centrais de Hidratação para atendimento aos casos de arboviroses e as unidades de Apoio Pediátrico, para as síndromes respiratórias, mostram a versatilidade e a seriedade da instituição para com o atendimento ao cidadão.
“Mesmo diante de tantos desafios, demos início a um projeto ambicioso, que busca elevar o nível do atendimento à população em urgência e emergência. Hoje, três anos depois, já realizamos muito do que projetamos e queremos ir além. Vamos seguir trabalhando para que cada usuário possa ter acesso a serviços cada vez mais dignos, amplos e humanizados sempre que precisar”, ressaltou a diretora assistencial do SSA Contagem, Renata Graziela Soares.
Investimento recorde
Em 2023 se consolidou o maior programa de investimentos já visto na urgência e emergência de Contagem, com mais de R$ 20 milhões aplicados na requalificação das estruturas, modernização dos equipamentos, inovação na assistência ao usuário e na qualificação dos profissionais. Assim, foi possível ampliar o atendimento, aumentar a oferta e melhorar a prestação de serviços.
Dois grandes exemplos desses avanços são o novo Centro de Imagem, que garante mais agilidade, qualidade e confiabilidade nos diagnósticos, e a Unidade de AVC, que se destaca no atendimento às pessoas acometidas pela doença com padrões internacionais. “Estes são dois símbolos do que queremos para nossas unidades. Um centro de imagem de ponta, com equipamentos de última geração, e uma unidade para atendimentos de casos de AVC, que em dois anos já recebeu importante certificação internacional no Projeto Angels nos níveis Gold e Platinum, pela qualidade no atendimento”, destacou Olívia Bonfim, superintendente do HMC.
Reforma nas estruturas das unidades
O visual do Hospital Municipal e das UPAs de Contagem está diferente, com novas fachadas em ACM (alumínio composto), mais modernas e bonitas. Mas, é dentro que as maiores mudanças estão sendo feitas. As unidades passam por uma completa requalificação, com a reforma dos espaços, modernização dos equipamentos, reorganização dos processos e capacitação dos profissionais, além o aumento e redistribuição das equipes médicas, para reduzir o tempo de espera por atendimento. Ainda, a telemedicina, que vem sendo estendida todas as UPAs, agilizou o acesso às consultas pela população.
“São muito positivos os impactos no atendimento aos usuários que vêm às unidades de urgência e emergência. A boa estrutura e qualidade dos equipamentos, a clareza dos processos e a capacitação dos profissionais podem salvar muitas vidas”, lembrou Priscilla Fazzio, superintendente das UPAs.
Melhorias também para os colaboradores
Outra conquista evidente é o aumento do bem-estar e qualidade do ambiente de trabalho para os colaboradores. Um bom exemplo é o Centro de Apoio Hospitalar, que agora abriga boa parte da área administrativa, uma cozinha industrial e um refeitório climatizado, além de um amplo almoxarifado e outros serviços importantes, abrindo espaço para aumentar o número de leitos no HMC.
“Temos consciência dos desafios que ainda temos, principalmente para os profissionais que estão na linha de frente do atendimento. Eles também fazem parte desse programa de investimentos e toda melhoria feita para eles reflete na qualidade dos serviços e no acolhimento às pessoas que precisam”, reforçou Dulcinéia Carvalho, superintendente do Centro Materno Infantil (CMI).
Para o técnico de enfermagem, Eduardo Sérgio, as melhorias são visíveis. “A gente percebe isso nos equipamentos, nos leitos e em todos os insumos. Se no passado vivemos períodos em que tínhamos escassez de recursos, hoje temos tudo o que precisamos para salvar a vida dos pacientes”, observou.
“Nós vamos seguir com o programa de investimentos, para concluir os projetos que estão em andamento e na busca por novas parcerias que possam gerar recursos ou avanços, com foco na excelência no atendimento ao cidadão de Contagem”, concluiu Eduardo Penna.