Difundir o conhecimento, valorizar o serviço de diagnóstico por imagens e a troca de experiências entre os profissionais foram alguns dos principais objetivos do I Simpósio do Centro de Imagens do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). O evento, realizado no dia 19 de setembro de 2024, no auditório da PUC Minas, campus Contagem, reuniu radiologistas, cirurgiões, residentes, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da rede de saúde do município e convidados interessados na temática de diagnóstico por imagem.
O evento marcou também a comemoração do primeiro ano de atividade do Centro de Imagens do Hospital Municipal de Contagem (HMC), contando com a participação de profissionais que atuam no hospital, no Centro Materno Infantil e também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) além de profissionais da rede de saúde do município, estudantes e parceiros.
“É importante ter em mente que tudo o que estamos fazendo, tanto na qualificação das nossas estruturas quanto na capacitação dos profissionais, vem do nosso programa de investimentos em expansão e modernização do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e das Unidades de Pronto Atendimento. O Centro de Imagens é um símbolo das melhorias que estamos promovendo e da elevação da qualidade do atendimento aos cidadãos”, afirmou o diretor geral do Serviço social Autônomo de Contagem (SSA), Eduardo Penna.
Para o médico referência técnica do serviço de Ecocardiografia do Centro de Imagens, Danilo Cunha Nascimento, o evento atingiu o objetivo de proporcionar atualização científica para os profissionais de saúde. “Foi a oportunidade de se inteirar sobre as mais recentes tecnologias e metodologias, aprimorar práticas clínicas, discutir casos desafiadores em busca das melhores soluções e promover um rico intercâmbio de conhecimento. Além disso, reafirmamos o compromisso com o uso racional e sustentável dos recursos”, explicou.
“Eu tenho certeza de que este simpósio traz a característica que o próprio Centro de Imagens nos transmite, que é a responsabilidade no investimento em tecnologia e no aperfeiçoamento das técnicas, para oferecer maior celeridade, confiabilidade e segurança no diagnóstico dos pacientes”, afirmou a diretora assistencial do SSA Contagem, Renata Graziela Soares.
Centro de Imagens do HMC
A modernização recente pela qual o Centro de Imagens do HMC passou vem possibilitando uma oferta mais ampla e de alta qualidade para diagnósticos por imagem em geral. Entre os exames disponíveis se destacam a raio-x, ultrassom, duplex, ecocardiograma, tomografia, endoscopia, colonoscopia entre outros. Atende os pacientes da urgência e emergência do Complexo Hospitalar de Contagem, das UPAs e do Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (CEAPS).
O Centro de Imagens conta hoje com três aparelhos modernos de ultrassom, um tomógrafo de 32 canais, um raio-x móvel digital, um raio-x fixo digital e um equipamento endoscópico com tecnologia de ponta. Isso resulta em um sistema robusto, que possibilita visualização das imagens e laudos diretamente no prontuário eletrônico do paciente, inclusive de forma remota, através do sistema Vivace. Tudo isso em um ambiente amplo, climatizado e acolhedor, além de equipe médica e técnica qualificada para operar os equipamentos modernos e eficiente.
E os números confirmam a importância do Centro de Imagem no diagnóstico em urgência e emergência. Entre sua inauguração, em 29 de setembro de 2023, e o mês de junho de 2024, foram realizados mais de 77 mil exames na unidade, com destaque para as tomografias (15.170) e raio-x (54.720).
“O Centro de Imagens permite oferecer maior segurança assistencial para o paciente, além de contribuir para tornar mais ágeis e precisos os diagnósticos, o que permite oferecer um tratamento mais assertivo e reduz o tempo de internação”, concluiu Ana Carolina Santiago, gerente do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).