Dores, dormência, formigamento e fraqueza na mão e no punho são sinais frequentes dos portadores da Síndrome do Túnel do Carpo. Essa síndrome é uma condição médica que ocorre quando o nervo mediano que se estende do antebraço até a mão é comprimido na região do punho. Em Contagem, quem sofre do problema tem acesso a um tratamento diferenciado com uso da eletroestimulação realizada durante o processo cirúrgico no Hospital Municipal. A cidade é a única da região a oferecer esse recurso inovador.
O tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo pode incluir desde medidas conservadoras como repouso, fisioterapia, injeções de esteróides, uso de órteses e medicamentos a cirurgias, indicadas nos casos mais graves, para liberar a pressão sobre o nervo mediano.
Nos casos em que a cirurgia é necessária, o procedimento envolve um pequeno corte na palma da mão para que seja feita a ruptura do ligamento que cobre o túnel do carpo, e assim descomprimir o nervo mediano.
“No tratamento oferecido no HMC, o grande diferencial será o uso da técnica de eletroestimulação, que vai promover por meio de impulsos elétricos que o nervo retorne a normalidade o mais rápido possível. Isso resulta em uma recuperação melhor para o paciente, que poderá retomar suas atividades de maneira mais rápida.", explicou o médico neurocirurgião do HMC, Leonardo Barnsley. Ele ainda destaca que a técnica da eletroestimulação é menos invasiva, dando ao paciente a possibilidade de alta imediatamente após o procedimento.
Confira os riscos da doença e os benefícios do tratamento:
- Alívio dos sintomas com o tratamento ajudando a reduzir e/ou eliminar a dor, o formigamento e outros sintomas associados à Síndrome do Túnel do Carpo, melhorando a qualidade de vida do paciente;
- Melhoria na produtividade e na capacidade de trabalho, já que a doença pode afetar a capacidade do paciente de realizar tarefas e trabalhar efetivamente;
- Melhoria da função da mão e dos dedos, uma vez que o tratamento pode ajudar a restaurá-la, permitindo que o paciente realize atividades iniciadas sem dor ou desconforto;
- Se o problema não for tratado, ele poderá evoluir para complicações como atrofia muscular e perda de função da mão.
Por isso, ao primeiro sinal de sintomas é importante procurar um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para avaliação do tratamento adequado e se necessário receber o encaminhamento para o HMC.
Hospital Municipal de Contagem de cara nova
O Hospital Municipal de Contagem passa por reforma físicas do espaço para deixá-lo mais confortável à população que o procura e aos profissionais que atuam no local. Em termos de assistência, o HMC tem buscado inovar a cada dia mais para oferecer novas técnicas e recursos tecnológicos para os diversos tratamentos.