Manter os espaços de saúde em bom estado e, assim, proporcionar mais qualidade aos atendimentos e serviços prestados, é uma das prioridades da Prefeitura. Por isso o Complexo Hospitalar de Contagem está recebendo obras de revitalização. Ao todo, cerca de R$ 2 milhões estão sendo investidos nas intervenções e na compra de equipamentos que serão distribuídos ao Hospital Municipal de Contagem, Centro Materno Infantil e UPAs do município que garantirão mais conforto, bem-estar e segurança para pacientes e funcionários.
Na maternidade, a recuperação do forro de gesso e a pintura foram iniciadas em março e têm previsão de entrega até agosto de 2023. A expectativa é que, ainda neste ano, ocorra a revisão no telhado para evitar infiltração e outros problemas.
O gerente de Engenharia e Manutenção, Marco Aurélio, afirmou que as intervenções reforçam o cuidado da Prefeitura com os equipamentos de saúde do município. “A pintura e a recuperação do gesso no prédio melhoram muito o visual do espaço físico da maternidade, evidenciando o cuidado com os pacientes e funcionários".
Além das obras, uma das novidades no Centro Materno Infantil é a aquisição de 13 unidades de berços aquecidos, que vão proporcionar mais segurança nos atendimentos dos recém-nascidos internados, pois garantem suporte motorizado dos dados vitais dos bebês. Além dos berços, o Complexo Hospitalar vai receber 66 novos equipamentos, entre eles monitores para CTI e UTI, aparelho de raio-x, cardioversores, eletrocardiógrafos, banho-maria e berço com fototerapia.
Outro ponto importante da obra, é a realocação dos setores administrativos do Complexo Hospitalar e a construção da Central de Imagem no Hospital Municipal de Contagem, que contará com diversos equipamentos de exames de imagem, um tomógrafo e um raio-x que vão proporcionar diagnósticos mais claros, com mais qualidade e agilidade no atendimento.
A superintendente de Urgência e Emergência, da Secretaria Municipal de Saúde, Karina Taranto, afirmou que a revitalização vai garantir mais estrutura para os atendimentos. “Com esses investimentos, teremos a condição de ampliar pelo menos mais 30 leitos de enfermaria e dez leitos de terapia intensiva no município. E garantir uma infraestrutura mais acolhedora e mais confortável para os trabalhadores e usuários”.
O diretor-geral do Serviço Social, Eduardo Pena, destacou que mais novidades serão anunciadas. “Este é só o início. Grandes investimentos no hospital, maternidade e UPAs de Contagem estão em curso e serão apresentados em breve à população."
As obras do Complexo Hospitalar tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2023.