As inscrições para o curso gratuito de formação de doulas no Centro Materno Infantil (CMI) estão abertas. As interessadas têm até o dia 12 de setembro para garantir uma das 20 vagas disponíveis. O objetivo é fortalecer o acolhimento e o cuidado humanizado às gestantes atendidas pela rede municipal.
Desde 2006, o Projeto Doulas desenvolve suas atividades no CMI, com o suporte de uma equipe multidisciplinar, acolhendo gestantes e acompanhando-as desde a chegada até o nascimento do bebê. Atualmente, sete mulheres integram o projeto, atuando em regime de plantão adaptado ao longo da semana, e mais de 140 pessoas já foram capacitadas ao longo de sua trajetória.
A palavra “doula” vem do grego e significa “uma mulher que serve a outra”. No contexto do parto, ela oferece suporte físico e emocional, transmitindo segurança à gestante e orientando também a família. O trabalho inclui assistência individualizada, auxílio no bem-estar físico e emocional, apoio durante o trabalho de parto, e zelo pela privacidade da mulher.
De acordo com a psicóloga e coordenadora do Projeto Doulas, Cecília Magna Machado, as participantes vão aprender cuidado para auxiliar futuras mães durante o trabalho de parto fortalecendo a capacidade das mulheres em parir e respeitando o processo fisiológico. “Elas colocarão em práticas técnicas de relaxamento, orientação sobre posições para dormir, auxiliarão no manejo das dores além de prestar apoio afetivo, garantindo que as gestantes se sintam acolhidas, empoderadas e seguras”, explica.
Requisitos para inscrição
Para participar, é necessário ser do sexo feminino, ter mais de 21 anos, disponibilidade de 12 horas semanais para estágio obrigatório não remunerado (plantão diurno ou noturno uma vez por semana), residir preferencialmente na comunidade assistida pela instituição e ter disponibilidade para um curso teórico de três dias, durante um ano.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 98202-3079, pelo QR Code disponível no material de divulgação ou pelo link
bit.ly/CapacitacaoDoulas2025.
“Manter este projeto é reafirmar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres de Contagem, garantindo assistência humanizada e capacitada”, reforça Cecília Magna. O trabalho das doulas é reconhecido como Projeto de Extensão pelo SSA Contagem. Ao final de um ano e 300 horas cumpridas, as participantes recebem certificado de realização.