Cirurgias de alta complexidade são frequentes no Hospital Municipal de Contagem (HMC) mas, uma Neurocirurgia Bucomaxilofacial foi executada pela primeira vez. A equipe do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA) celebra à execução do procedimento que contou com uma equipe multidisciplinar composta por dois cirurgiões Bucomaxilofacial, um anestesiologista, um instrumentador cirúrgico e um técnico em enfermagem.
No ano de 2023, foi implantado serviço de cirurgia bucomaxilofacial, no Hospital Municipal de Contagem (HMC), a fim de atender as demandas de procedimentos cirúrgicos e é ofertado em poucos hospitais na região metropolitana de Belo Horizonte. No caso em questão, havia a dificuldade da regulação de transferência do paciente, devido à crise de superlotação nos hospitais da capital. Para a realização da cirurgia na unidade do hospital já existia componentes clínicos, serviço especializado, mas, faltavam materiais específicos. Prezando pelo cuidado com o paciente em primeiro lugar, nesta situação, foi possível realizar a cirurgia com a aquisição dos materiais necessários.
Para a Superintendente do Hospital Municipal de Contagem (HMC) Olívia Fernandes Bonfim, conseguir esse tipo de cirurgia foi extremamente significativo. “Assumindo o compromisso com a vida do paciente, N.A.N, trabalhamos enfaticamente para que essa cirurgia acontecesse dentro da unidade, demonstrando um comprometimento com a saúde e bem-estar do paciente. Ainda que enfrentemos desafios estruturais e burocráticos, certamente gerou um impacto positivo na qualidade de vida dele”, explica.
Na cirurgia, realizada no dia 29/01, que durou em torno oito horas, foi feita um procedimento de craniectoplastia que consiste na reconstrução do crânio, geralmente necessária após traumas, acidentes ou complicações neurológicas. A Superintendente explica ainda que a reconstituição facial foi minunciosamente detalhada, pois o paciente corria risco de perder um dos olhos. “A cirurgia restaurou a barreira óssea, protegendo o cérebro contra traumas. A aparência do crânio foi normalizada, reduzindo desconfortos sociais e psicológicos. Alguns pacientes relatam melhora em funções cognitivas, motoras e neurológicas. N.A.N, 61 anos, foi operado, se sente bem, já pode se levantar e andar. “Fui prontamente atendido pelos médicos e levado para a UTI porque o meu caso era muito grave. A equipe médica resolveu fazer a cirurgia e o hospital arcou com todo o material que precisava e hoje eu estou muito bem. Só tenho que agradecer”, enfatizou. N.A.N recebeu alta no dia (02/02) e dará sequência na sua recuperação em casa.
Hospital Municipal de Contagem é destaque
Em janeiro de 2023, foi implantado serviço de cirurgia bucomaxilofacial a fim de atender as demandas de procedimentos cirúrgicos, atendimentos ambulatoriais, avaliações de interconsultas e acompanhamento de pacientes internados no Hospital Municipal de Contagem. O serviço é ofertado em poucos hospitais na região metropolitana de Belo Horizonte, que promove a melhoria assistencial de acordo com resolução dos casos cirúrgicos anteriormente transferidos para hospitais com a especialidade no município de Belo Horizonte.