Há momentos em que a emoção toma conta dos espaços e contagia a todos que estão presentes. Foi assim a chegada do Papai Noel ao Complexo Hospitalar de Contagem, durante visita ao Centro Materno Infantil (CMI). A figura do bom velhinho, que estava acompanhado da Noelita e do Duende, atraiu os olhares curiosos de crianças de todas as idades – incluindo aquelas mais crescidinhas, que costumamos chamar de adultos.
Já na recepção do Pronto Atendimento Pediátrico do CMI, o Papai Noel e seus ajudantes já começaram a tirar fotos e distribuir lembrancinhas para as crianças. O brilho no olhar de cada uma delas ao abraçar e receber seu presentinho, mostra que esta é uma ação muito importante, e que deve ser mantida como uma tradição pelos próximos anos.
Márcia Paula Santos Gonçalves, que estava com seus três filhos em atendimento no PA Pediátrico, se emocionou com o momento. “Eu fico feliz com a alegria dos meus filhos. Eles gostam muito do Papai Noel e a presença dele aqui é muito gratificante. Foi uma surpresa maravilhosa, que a gente não esperava que fosse acontecer aqui”, afirmou.
A visita do Papai Noel ganha ainda mais importância se pensamos que boa parte das crianças internadas devem passar o Natal no próprio hospital, em tratamento. A alegria de receber uma visita como essa nesta época tão especial, pode impactar positivamente o emocional dos pacientes e contribuir, de alguma forma, no tratamento.
Thais Cristina Ferreira de Souza, que acompanha o filho internado no Centro Materno Infantil, concorda com esse pensamento. “Ele ficou todo feliz! Uma visita dessa, inesperada, é muito bom, pois às vezes a gente fica um longo tempo aqui e quando isso acontece traz uma alegria maior e ajuda a acelerar o tratamento”, comemorou.
Nenhum dos pequenos ficou sem a visita do bom velhinho, que passou por todos os setores do CMI, incluindo o CTI Neonatal e o Alojamento Conjunto. Em cada espaço onde o Papai Noel e seus ajudantes colocavam os pés, a magia do Natal enchia o lugar. Todos pediam para tirar fotos com os visitantes ilustres, uma verdadeira festa.
Larissa Stephanie Ferreira de Souza, que recentemente deu à luz as gêmeas Eloísa e Eloá, ficou ainda mais feliz com esse momento. “É um sentimento muito diferente, pois é o primeiro Natal delas, que já são o meu presentão, junto com o meu outro filho que está em casa esperando. Traz uma sensação boa para a gente, ainda mais com elas chegando agora. Uma felicidade que aumenta a nossa vontade de comemorar o Natal”, afirmou.
Durante todo mês de dezembro, a Carretinha do Papai Noel vem espalhando a magia e o encanto do Natal por Contagem, passando por todas as regiões da cidade com a presença do bom velhinho e de personagens do universo infantil. A programação natalina deste ano, que traz como tema "A Cidade do Encontro", reforça os encontros nos espaços públicos, promovendo momentos de união, alegria e celebração do espírito natalino.
Autor: Jornalista Etiene Egg