A intervenção estrutural contempla a substituição dos pisos e forros, a renovação completa das instalações hidráulicas e elétricas, bem como a instalação de novas portas, resultando em ambientes mais seguros, funcionais e confortáveis para pacientes e colaboradores.
O Hospital Municipal de Contagem (HMC) segue avançando em seu processo de modernização. Na última quarta-feira, foi entregue a quarta fase dos trabalhos, que contemplou o corredor da radiologia e do centro de imagem. A iniciativa marca uma transformação inédita na unidade, construída há mais de 20 anos e que até então não havia recebido uma intervenção dessa magnitude.
De acordo com o engenheiro Sandro Gonçalves, supervisor de reformas do HMC, as melhorias vão muito além de uma revitalização estética. “Estamos refazendo serviços hidráulicos, de esgoto, iluminação e parte elétrica. Também reconstruímos contrapisos, bases de concreto, além da instalação de novos revestimentos e substituição de portas. É uma mudança profunda, que vai garantir mais segurança e eficiência por muito tempo.”
O engenheiro destaca ainda que o apoio da atual gestão tem sido fundamental para o andamento da modernização. “A administração compreende a importância dessa reestruturação. Temos levado ideias, e eles têm disponibilizado os recursos necessários, sem entraves, permitindo que a gente consiga entregar um serviço de qualidade”, ressalta.
Segundo ele, embora a intervenção cause transtornos temporários, o impacto positivo será significativo. “As melhorias vão trazer mais conforto para pacientes e colaboradores, além de reduzir futuras manutenções corretivas, mantendo apenas as preventivas.”
Na quarta etapa do processo, que foi dividida em duas partes, para garantir a tranquilidade no fluxo de pessoas, as adequações incluíram a troca dos pisos, pinturas, troca dos forros, reestruturação da iluminação e substituição de portas. Já a quinta fase, que já iniciou, abrangerá o corredor central e contará com mudanças nos banheiros, troca de revestimentos, readequações hidráulicas, e elétricas, substituição de piso e forro, além de pintura geral.
O supervisor contou também que a transformação tem chamado atenção de quem frequenta o hospital. “Recentemente, um paciente pediu para entrar na área em revitalização para ver o que estávamos fazendo. Ele comentou que, no hospital da cidade dele, anunciaram reforma, mas só pintaram as paredes. Aqui, ele ficou impressionado, porque estamos realmente reconstruindo toda a estrutura”, destacou Sandro.
Com a conclusão da quarta fase e o início da quinta, o SSA Contagem segue firme em seu processo de atualização completa, garantindo uma estrutura mais segura e confortável para a população de Contagem.
Autor: Estagiário Roger Tameirão sob supervisão da jornalista Aline Malta