Para reforçar a formação teórica e científica oferecida pelos cursos de graduação, a Prefeitura de Contagem realiza o Programa “Residência Médica e Multiprofissional”, possibilitando aos participantes aperfeiçoar e colocar em prática o conhecimento adquirido na faculdade. No início do mês de março, 23 participantes estudantes concluíram o período de residência no Hospital Municipal de Contagem - José Lucas Filho. Desde 2006, quando o programa começou, mais de 200 profissionais, de várias especialidades, passaram pelo processo.
O programa contou com as especialidades de ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral, clínica médica, pediatria, anestesiologia, urgência e trauma, atenção e saúde da criança, além das especialidades multiprofissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia e assistência social.
A coordenadora de Residência Médica, Verlândia Mendes, destacou um dos principais objetivos do programa. “A residência é o aperfeiçoamento da competência profissional adquirida na graduação e consiste no treinamento de algumas especialidades médicas e multiprofissionais nas normas éticas e no desenvolvimento do espírito crítico”.
Sonia Marciano, residente em assistência social de urgência e trauma, afirmou que a experiência como residente ajudou na preparação para atuar como profissional após a formação. “O período de residência foi muito importante. Eu passei por vários equipamentos de saúde da cidade, como a UPA JK, onde estou trabalhando atualmente”.
Estiveram presentes ao evento os supervisores da Residência Médica. Fizeram parte da mesa de honra a diretora Assistencial do Serviço Social Autônomo de Contagem, Renata Graziela Soares; a coordenadora da Comissão de Residência Médica, Verlândia Mendes Nogueira; a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, Ledna Bettcher: e o diretor de Educação Médica Continuada representando o Conselho Regional de Medicina, Hermann Alexandre Vivacqua Von Tiesenhausen.
A inscrição para o Programa de Residência Multiprofissional de Contagem ocorre geralmente em novembro e o edital é divulgado no site da Prefeitura e na Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (Aremg). Os candidatos aprovados no processo seletivo iniciam a residência em março do ano seguinte.