Iniciativa reuniu líderes de diversos setores em uma semana de formação intensiva, com foco em cultura organizacional, gestão estratégica e fortalecimento das lideranças
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) foi promovido pela primeira vez no Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), por meio da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GDP). O propósito do evento foi qualificar líderes e consolidar a cultura organizacional nas operações. A iniciativa contou com uma semana de capacitação intensiva e carga horária diária de oito horas. O objetivo foi o nivelamento das práticas de liderança, promovendo reflexões estratégicas, aprimoramento de competências e alinhamento com as diretrizes institucionais. O curso foi destinado a todos os líderes de equipe da instituição, incluindo diretores, superintendentes, gerentes, coordenadores, encarregados, chefes de unidade, supervisores, enfermeiros horizontais e farmacêuticos.
Os participantes puderam escolher um dia da semana para a formação, garantindo maior adesão e flexibilidade à rotina hospitalar. O diretor de Gestão de Pessoas, Marcos Paulo Guimarães, ressaltou que o programa foi um marco para o SSA e reforça a nova diretriz de gestão de pessoas com foco na capacitação e excelência. “Já estamos trabalhando nos próximos módulos. Este momento abre oficialmente o calendário de capacitações de 2025. Com uma programação intensa e interativa, os temas abordaram desde a importância da ética e conduta organizacional até práticas de mediação de conflitos, formação de equipes e visão estratégica”, afirma.
O programa abordou distintos fluxos de gestão de pessoas, com ênfase na cultura organizacional, autoconhecimento e competências de liderança. A primeira unidade concentrou-se na cultura organizacional, realizando reflexões sobre valores pessoais. Em seguida, os gestores refletiram sobre o autoconhecimento através de uma ferramenta chamada roda da vida e com discussões sobre as habilidades essenciais de um líder, incluindo dinâmicas. Além disso, houve troca de vivências sobre casos relacionados ao conteúdo apresentado.
O PDL também explorou temas como negociação e administração de conflitos, utilizando estudos de caso e debates. A comunicação e o feedback foram trabalhados com uma atividade de resolução de problemas, como a dinâmica da construção da ponte, além de discussões sobre como aplicar o conhecimento no dia a dia. O encerramento do treinamento incluiu uma revisão dos principais pontos abordados, com ênfase na implementação do aprendizado na prática profissional, reforçando o compromisso com a melhoria contínua.
Para uma das participantes do curso, a encarregada da UPA JK, Maria José Vaz de Melo, a formação serviu para capacitar e compreender de forma aprofundada os processos de liderança. “Pontuamos vários assuntos, como o papel do líder, o trabalho em equipe e o Código de Ética, que é essencial para termos um ambiente de trabalho saudável”, relatou.
A ação evidenciou que a iniciativa acompanha a nova estrutura de gestão de pessoas da instituição, voltada para a integração dos processos e o fortalecimento do desenvolvimento profissional dos colaboradores. A Gerente do Núcleo Interno de Regulamentação e Transporte (NIRTS), Laryssa Bairral, participou do evento. Ela avaliou o encontro como essencial para o crescimento profissional. “Tive a oportunidade de aprimorar habilidades, compartilhar experiências e ampliar horizontes”.
Para a Gerente de Desenvolvimento de Pessoal, Janaina Naves Pereira, a expectativa foi plenamente atendida. “Celebramos a conclusão desta primeira fase com grande satisfação. O alinhamento da liderança é essencial para os nossos objetivos institucionais”, destaca.
A proposta é que o PDL tenha continuidade em novas edições, com módulos trimestrais que serão organizados por temas ou por níveis de liderança. A iniciativa busca, além de aprimorar a gestão, criar uma cultura organizacional inspiradora e colaborativa.
Autor: Jornalista - Aline Malta